Facebook

Endereço

Praça Néria Coelho Guimarães, n° 100, Centro, CEP: 39.740-000 - Guanhães (MG)
Telefones: (33) 3421-1501 / 2828 / 2391 / 2873 / 2752, Fax: (33) 3421-1515

Mensagem

Discurso de posse do prefeito Ladinho

Gostaria de saudar a todos os vereadores aqui empossados e que dividirão comigo e com a vice-prefeita, Doutora Mary, a tarefa de governar mais uma vez o nosso município. Cumprimento o ilustre presidente desta Casa, ora empossado, em nome do qual saúdo as demais autoridades presentes.

Senhoras e Senhores, estamos novamente prefeito e, primeiro, inicio minhas palavras com o sentimento de gratidão, como dizia um profeta antes de Cristo, que a gratidão é não só a maior das virtudes, mas a origem de todas as outras. Quero agradecer a Deus por ter mais uma vez me confiado esta missão; segundo, agradecer a minha família, a minha esposa, os meus filhos, netos e genro, pelo apoio de todas as horas.

Agradeço as lideranças políticas que integraram na nossa campanha “Guanhães para todos”; aos deputados Mauro Lopes e Bonifácio Mourão, dos quais tenho plena certeza de que continuarei contando com o apoio incondicional para realizar nossos projetos, aos partidos políticos o nosso reconhecimento pela solidariedade incansável. A todos os cidadãos guanhanenses, que deram seu tempo e sua energia para alcançarmos este momento, o nosso muito obrigado.

O sentimento que me conduz hoje, neste ato, é o mesmo que me conduziu durante a campanha, e, porque não dizer, durante toda a minha história até aqui: o sentimento da esperança. Este ato de posse, carregado de um intenso simbolismo, marca a renovação desta esperança, porque a mesma marca e simboliza o poder político na sua essência. Já a eleição, portanto, marca a cada quatro anos o poder da democracia, onde homens e mulheres de uma sociedade escolhem o rumo que deverá ser seguido. Mas esta posse mostra também, e de forma muito profunda, que Guanhães teve o privilégio e a sabedoria de ter construído um sólido consenso sobre o caminho a ser seguido.

Foi com esse jeito de governar apoiado, sobretudo na ética, na transparência e na participação popular, que os eleitores reafirmaram seu acordo no último mês de outubro. Essa forma de governar permite que descubramos erros e falhas e nos aponta os caminhos para corrigi-los. Permite-nos ver o todo, nos impõe a humildade de não nos considerarmos donos da verdade, nem mágicos portadores de soluções instantâneas para os problemas. A busca permanente de consensos e de parcerias é a marca registrada deste caminho, que permite o município encontrar, passo a passo, pouco a pouco, soluções para os problemas até então tidos como incontornáveis.

Quero falar um pouco brevemente de nossos desafios para os próximos quatro anos. E devo dizer, desde logo, que minha visão é extremamente positiva. As eleições consolidaram um rumo e mostraram as correções que se fazem necessárias.

Num município como o nosso, mais que em qualquer outro, a arte de governar não pode ser apenas um culto aos meios de bem administrar a máquina pública. O administrar com rigor a austeridade fiscal é condição primeira, é condição básica. Não podemos nos conformar e ficar acomodados com o presente. É preciso avançar sempre e, para isso, não basta conhecer a realidade e ter boa vontade. Cabe ao governante perceber as aspirações de seu povo; qual o caminho que a sociedade deseja trilhar. O contraste entre as carências angustiantes do presente e a necessidade de planejamento para o futuro exigem a necessidade de reforçar parcerias com o governo federal e estadual, e com a sociedade de um modo geral. É preciso ter sempre presente, que o verdadeiro desenvolvimento é medido pelo grau de satisfação das pessoas e a qualidade dos serviços que lhes são prestados.

A todo cidadão deve ser dado o mesmo direito de sonhar e ser feliz. Lutaremos para a construção de um governo cujas prioridades sejam as prioridades do povo Guanhanense. Em todos os setores da gestão que ora se inicia, as energias estarão voltadas para a promoção da dignidade humana através da redução das desigualdades e garantia de oportunidades iguais.

Depois de dez anos de experiência à frente da Prefeitura e mais de sete anos trabalhando em um país de primeiro mundo, tenho plena convicção da responsabilidade que agora assumo. Conheço detalhadamente o tamanho do desafio. Reafirmo toda a minha crença na força do trabalho como único instrumento propulsor do desenvolvimento. Venho pronto para trabalhar e peço aos servidores públicos do nosso município que participem desta luta, e vamos trilhar juntos os mesmos caminhos, desde o bom atendimento público, o cumprimento dos horários até a determinação e dedicação ao trabalho.

Aos meus auxiliares diretos, secretários e cargos de confiança, que abracem o trabalho com dedicação e força de vontade, para que os indicadores nos apontem melhorias de qualidade de vida do nosso povo.

Com o Poder Legislativo, manteremos uma conduta harmônica e democrática. Este poder que, além da função de legislar, tem a importante missão de fiscalizar o poder Executivo. Os vereadores de nossa terra, com certeza, estarão juntos comigo imbuídos do mesmo propósito, que é desenvolver o nosso município. Acatarei as críticas que forem construtivas e com propósitos elevados.

Quero parabenizar a Justiça Eleitoral e a seus funcionários pela conduta correta, retilínea e democrática, que conduziram o processo eleitoral.

Na nossa gestão, agiremos de forma harmoniosa, parceira e decisiva com o Ministério Público; tudo dentro da ordem, observando a legislação vigente em nosso país. Conforme ditado popular: “Tudo dentro da lei, fora dela não há salvação”.

Nas urnas, a maioria dos eleitores me confiou o seu voto dando-me mais uma vez, o direito de governar os próximos quatro anos, mas não serei prefeito apenas destes que me confiaram o mandato, e sim, governarei para toda a comunidade, observando os princípios de democracia, trabalho e respeito.

No meu coração não existe lugar para o ódio, mágoa ou outro qualquer sentimento menor. O sentimento que me rege é um sentimento de querer trabalhar cada vez mais, pela minha terra e servir a minha gente.

Antes de finalizar, agradeço a todos que aqui vieram prestigiar este momento solene, dizendo que sou daqueles que acreditam que na vida ou mesmo na política o homem sempre vale pelo que faz ou passa o resto da vida pagando pelo que não fez.

Portanto, vamos ao trabalho, pois ele é a matéria-prima mais importante na construção deste sonho chamado esperança.

Que Deus nos ilumine e que tenhamos um 2013 e um mandato coberto de êxitos.

Muito obrigado.

Perfil

Nome: Geraldo José Pereira – Ladinho

Partido: PP

Nascimento: 12/07/1947

Naturalidade: Guanhães

Profissão: Fazendeiro

Iniciou sua carreira política candidatando-se a vereador de Guanhães, em 1978, sendo o segundo candidato mais bem votado naquela época. Tendo em vista a sua liderança e carisma que já saltavam aos olhos de todos os seus amigos e companheiros, candidatou-se a prefeito municipal de Guanhães no pleito 1982, sendo eleito com uma larga margem de votos e derrotando o também popular e vereador Dr. Jairo Catão.

Assumiu a prefeitura em fevereiro de 1983, exercendo o cargo de prefeito até 1988, ou seja, por um mandato de seis anos, realizando entre tantas outras obras, todas de cunho essencialmente social, pois Ladinho sempre se preocupou de modo irrevogável com o social, ou seja, em auxiliar as pessoas mais carentes.

Entre suas principais realizações daquele mandato, pode-se destacar:

  • Prover todos os distritos de Guanhães de serviço de telefonia.
  • Construção do novo prédio da Prefeitura Municipal de Guanhães.
  • Construção do Terminal Rodoviário João Elias Neto.
  • Construção do Mercado Municipal Jovino de Barros.
  • Construção de armazéns na zona rural, com assistência incondicional da Emater, no sentido de abastecer o mercado municipal que, a princípio, funcionaria como feira livre aos sábados, sendo que a municipalidade transportava os produtos agrícolas produzidos pelos agricultores da zona rural em veículo próprio, facilitando sobremaneira a vida do pequeno e médio agricultor. (Como conseqüência desse processo, instalou-se nas imediações da Padaria Brasil a feira livre, ativa até os dias atuais. Importante salientar que os próprios agricultores criaram a sua própria associação, o que fez com que durante sua gestão Guanhães fosse referência na produção de grãos e hortigranjeiros. A finalidade principal foi valorizar o homem do campo, que tinha dificuldade em expor a sua produção.
  • Construção de 24 novos prédios de escolas municipais, uma vez que muitas delas funcionavam em locais impróprios, inclusive junto a chiqueiros e currais. Para essa tarefa, o prefeito Ladinho contou com a colaboração de todos os proprietários rurais que doavam a área para ali construir um novo prédio.
  • Instalou-se em Guanhães o curso denominado “Logus II”, projeto que tinha como finalidade principal o aperfeiçoamento e reciclagem dos professores leigos da rede municipal. Instalou-se, ainda, o supletivo que, funcionava à noite dando oportunidade a todos os cidadãos estudarem.
  • Trouxe para Guanhães o curso superior de férias, promovido pela PUC-MG, mais especificamente na área de licenciatura curta de professores, tanto da rede municipal e estadual de Guanhães, como também de toda região.
  • Expandiu o sistema de sinais de televisão na sede do município com o ingresso de várias emissoras, levando-as também para todos os distritos.
  • Construiu os prédios dos centros comunitários (posto de saúde, posto telefônico, Correios, salão comunitário, etc) nos distritos de Correntinho, Farias e Sapucaia.
  • Criou o Conselho do Bem Estar do Menor, COMBEM – em funcionamento até hoje-, com a finalidade de dar mais assistência ao menor.
  • Conseguiu eletrificar um número indeterminado, porém elevado, de comunidades rurais.
  • Instalou-se o serviço autônomo de água e esgoto – SAAE -, que na atualidade é referência em todo estado em razão da sua estrutura administrativa com o apoio da Fundação de Saúde do Governo Federal. Só assim resolveu em definitivo o problema daquela época do abastecimento de água e rede de esgoto da cidade.
  • Durante sua gestão, instalou em Guanhães o curso de música, contratando o maestro Geraldo Rodrigues de Freitas da cidade de Alvinópolis, cujos frutos poderão ser observados com o surgimento de talentos artísticos e, sobretudo, para o fortalecimento da tradicional Banda de Música Santa Cecília.
  • Patrocinou a realização do primeiro Carnaval de rua de Guanhães, que durante muitos anos chegou a ser o terceiro melhor Carnaval do Estado.
  • Criou a AMBAS – Associação dos Municípios da Bacia do Suaçuí.
  • Criou o CISCEN – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Nordeste que, por vários anos, administrou juntamente com a Associação Nossa Senhora do Carmo o Hospital Imaculada Conceição.
  • Reformou o Hospital Imaculada Conceição tanto na sua parte física, como conseguiu equipamentos para o mesmo.
  • Iniciou a feira de bezerros que no futuro ainda no seu mandato tornou-se o Parque de Exposição.

Durante todo esse período, Ladinho sempre usou os parcos recursos financeiros para realizar obras no sentido de melhorar as condições de vida do guanhanense, apoiando e patrocinando toda e qualquer iniciativa popular que visava o crescimento de Guanhães.

No segundo mandato, para o qual foi eleito em 1992 com a expressiva aceitação de 95% (noventa e cinco por cento) dos eleitores, construiu várias casas populares, auxiliou a reforma de várias moradias de pessoas carentes. Estendeu a rede de água não só na sede como também nos distritos. Construiu vários quilômetros de rede de esgoto, e calçou varias ruas. Melhorou consideravelmente a malha rodoviária do município, inclusive com aquisição de novos equipamentos Autorizou aberturas de novos bairros apoiando com calçamento, rede de água, elétrica e esgoto, tudo em parceria com os órgãos competentes.

  • Prosseguiu oferecendo aos pequenos agricultores toda espécie de assistência, destacando-se na área de saúde;
  • Realizou melhorias no Posto de Saúde Central, equipando-o com novos gabinetes dentários e médicos.
  • Implantou em convênio com o Estado o serviço da Defensoria Pública, mantendo no Fórum advogados por conta do Município para prestar assistência gratuita aos mais necessitados.
  • Prestou, durante toda a sua administração, assistência social permanente aos carentes, sempre apoiando e auxiliando na manutenção e gerenciamento do Hospital Imaculada Conceição, que naquela época tinha assistência de médicos especialistas vindos de Belo Horizonte, por isso o Hospital Guanhães tornou-se Hospital Regional, com a implantação do serviço de pronto socorro.
  • Conseguiu junto ao Governo do Estado recursos para a reforma da Escola  Estadual “ Odilon Behrens”.
  • Trouxe para Guanhães o Instituto Gamom a primeira escola particular existente na cidade, que abrigou vários alunos de toda a região, sendo que resguardou naquele estabelecimento vagas para pessoas carentes, cuja mensalidade era subsidiada pela Prefeitura com o empréstimo do prédio do Município – antiga Escola Normal Getúlio de Carvalho.
  • Neste mandato trouxe para Guanhães a Justiça do Trabalho, que congrega mais de 20 (vinte) municípios da região.
  • Mesmo com as dificuldades que assola o país naquela época Ladinho, apesar dos problemas particulares por que passou, principalmente de saúde, deixou sua marca como homem voltado para as questões sociais e políticas não só de Guanhães mas de toda a região.

Nas últimas eleições de 2012 mais uma vez mereceu a confiança do povo guanhanense elegendo-se Prefeito Municipal, com uma diferença considerável de votos sobre o candidato oficial.

  • No seu plano de governo atual, tem como principais metas:
  • Melhorar o sistema de saúde do município;
  • Apoiar e melhorar as condições do Hospital Imaculada Conceição
  • Construção de moradias através do programa Minha Casa e Minha Vida do Governo Federal.
  • Construção de um teatro municipal com capacidade para 720;
  • Construção do Estádio Municipal;
  • Construção de um novo e moderno Ginásio Poliesportivo;
  • Construção de quadras poliesportivas nas periferias da cidade, nos distritos e povoados.;
  • Construção de novas creches,
  • Trazer para Guanhães uma unidade da Receita Federal;
  • Trazer para Guanhães uma unidade da Justiça Federal;
  • Implantar em todos os distritos os serviços de telefonia celular;
  • Melhorar as condições da educação no Município;
  • Melhorar as condições de vida dos funcionários públicos municipais, promovendo cursos de reciclagem e aperfeiçoamento, principalmente valorizando-os e incentivando-os a sempre prestarem relevantes serviços à população.
  • Reativar a PUC-MG e se possível trazer novos cursos para Guanhães;
  • Apoiar integralmente a iniciativa privada, para a localização de industrias em nosso município, geradora de novos empregos
  • Apoiar integralmente a Construção da APAC – Associação de Proteção ao Condenado uma iniciativa do Ministério Público;
  • Asfaltar o maior número possível das vias públicas;
  • Dotar a cidade de um novo e moderno sistema de trânsito;
  • Construção de um parque ecológico na lagoa do Evaristo e consequentemente a melhoria visual das entradas da cidade;
  • Viabilizar a criação do serviço da Ouvidoria Municipal;
  • Resgatar a Defensoria Pública do Estado para dar assistência jurídica gratuita aos mais necessitados;
  • Apoiar todas as iniciativas das entidades de classe, que visem o melhoramento da cidade;
  • Manter um bom relacionamento com todos os Prefeitos Municipais da região, através da AMBAS e do CISCEN.

Em linhas gerais são estas as nossas metas, no entanto, estaremos sempre promovendo projetos junto ao Governo Estadual e Federal com o intuito de melhorar as condições de nossa cidade.

Institucional

missao

Missão

Promover uma gestão pública ética e eficiente, voltada para a melhoria da qualidade de vida da população, com práticas modernas, visando a qualidade dos serviços prestados nas áreas rural e urbana do município, valorizando os aspectos humanos, sociais e culturais, respeitando o servidor e a sociedade, as diversidades e o meio ambiente.

Visão

Ser uma gestão eficiente, consolidando nossa cidade como referência regional.

Valores

  • Disciplina
  • Ética
  • Transparência
  • Sustentabilidade
  • Profissionalismo
  • Perseverança
  • União
  • Harmonia
  • Comprometimento
  • Dignidade