Facebook
arte-clima-guanhaes

Eco-Vacinação: conscientizar para preservar

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Floresta, IEF, Conselho do Parque Estadual Serra da Candonga, com a participação do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente,CODEMA e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realiza durante toda a semana, a Campanha de Vacinação Ambiental em várias unidades da rede municipal e estadual de ensino.

Segundo Hermógenes Ferreira, gerente do Parque Estadual do Candonga, o principal objetivo da campanha de vacinação é a de conscientização, visando a promoção de ações alternativas, a proteção das florestas, cuidados com os animais, redução no consumo de água e de energia elétrica e a destinação final do lixo. “Nesta etapa a vacina se destina aos alunos do ensino fundamental do 5º ao 9º ano das escolas, e com certeza irá contribuir positivamente com o desenvolvimento psico-ecológico de todos os alunos,”frizou Hermógenes.

A campanha começou nesta segunda-feira (6) e segue até o dia 10 de junho. Todos os alunos participantes receberão um cartão de vacina contendo o que ela promove informações importantes e as ações preventivas que contribuirão para sua imunidade.

“ Estamos cientes que esta campanha é de grande importância para o aprendizado de todos os alunos envolvidos, por isso estamos empenhados em participar deste momento,” concluiu Débora Duarte Maia Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Meio Ambiente desenvolve Campanha Cidade Limpa

A Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, está revitalizando os canteiros centrais da Avenida Governador Milton Campos e é muito importante a colaboração de todos para que esses espaços públicos permaneçam bonitos e limpos. Para isso é necessário que a população contribua, evitando pisar nas plantas e não jogar lixo nos canteiros.

A campanha de conscientização dos moradores e comerciantes começou em novembro de 2015 e irá continuar nos próximos meses. Com o intuito de manter da melhor forma os canteiros, a Secretaria está cadastrando interessados em contribuir com a manutenção de forma voluntária. Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Débora Duarte, a manutenção consiste em irrigar, fiscalizar e manter contato com a prefeitura, caso haja alguma irregularidade.

Mais informações:

(33) 3421-1501

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

guanhaes campanha meio ambiente

I Concurso de Produtos de Materiais Recicláveis de Guanhães

A Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, promoverá o I Concurso de Produtos de Materiais Recicláveis. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição disponível na Unidade Escolar. O concurso faz parte do programa de implantação da coleta seletiva no município. Antes da entrega do regulamento, os professores receberam capacitação sobre o concurso em reuniões de módulos.

De acordo com a secretária Débora Duarte, o principal objetivo do concurso é despertar nos alunos a consciência sobre a importância de reduzir o consumo de produtos que não podem ser reciclados e incentivar a reutilização dos materiais antes de serem descartados.

O concurso será dividido em três categorias diferentes: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os produtos mais criativos serão expostos no dia 27 de novembro de 2015, na Praça JK, onde os visitantes poderão escolher o produto que mais agradá-los e depositar seu voto em uma urna. Está em andamento também o concurso para a escolha de um mascote para o Departamento de Meio Ambiente. As propostas deverão ser entregues na Secretaria, até o dia 13 de novembro. Os vencedores dos dois concursos serão premiados com tablet.

Material reciclável: acesse o regulamento  

Mascote: acesse o regulamento

 

 

por Sec. Meio Ambiente / Agência Top Brand

 

I Seminário do Meio Ambiente realizado em Guanhães

DSC01935

Foi promovido em Guanhães, nesta quinta-feira (24/09), na Câmara Municipal, o I Seminário do Meio Ambiente, com participação da comunidade e principalmente técnicos da área ambiental. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em parceria com a CBH Suaçuí, Femg-MG Regional Rio Doce e CODEMA – Conselho de Desenvolvimento Ambiental.

De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Débora Duarte, a ideia do Seminário surgiu tendo em vista o Dia da Árvore e início da primavera que foram nos dias 21 e 23 de setembro respectivamente. "O objetivo principal foi reunir profissionais e pessoas de diversos segmentos para debaterem sobre os temas, troca de experiências e adquirir conhecimento", explica.  

A abertura do Seminário contou com apresentação de uma turminha do CEMEI, sob a coordenação do diretor Alysson Nascimento. No decorrer do seminário aconteceram três palestras: Desenvolvimento Sustentável, ministrada pelo engenheiro florestal Hemórgenes Ferreira; Coleta Seletiva: educar para funcionar, pela dra. Graziele Wolff do Instituto Federal de Minas Gerais; e a palestra Segurança Hídrica, com a Analista Ambiental da Femg, Renata Malthik.

“Tivemos ótimos debates, com um público muito participativo que deixou contribuições importantíssimas para melhorar a gestão ambiental municipal”, destaca a secretária.

Prestigiaram o Seminário a secretária municipal de Educação, Emília de Pinho; a vereadora Elizângela Sette; o gerente regional da Emater Guanhães, Agostinho de Jesus; e o secretário executivo do CBH Suaçuí, Edson Valgas.

 

por Sec. Meio Ambiente / Agência Top Brand

 

Lançamento da campanha Beba Água e Tome Atitude

placa recorte

Beba Água e Tome Atitude é o tema da campanha lançada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente para incentivar a diminuição do uso de copos descartáveis. O tema sustentabilidade tem se tornado recorrente em diversos setores da sociedade, causando mobilização e engajamento para a preservação do meio ambiente e o incentivo a atitudes sustentáveis.

Na Prefeitura Municipal de Guanhães não é diferente. A iniciativa tem como objetivo conscientizar e incentivar seus servidores públicos a usarem copos de vidro e/ou canecas e garrafinhas plásticas duráveis, e quando isso não for possível, que cada pessoa utilize o mesmo copo plástico ao longo do dia, diminuindo custos aos cofres públicos e principalmente o impacto no meio ambiente.

 

por Sec. Meio Ambiente / Agência Top Brand

Município desenvolve campanha de Educação Ambiental

coleta

Na Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início à campanha Educação Ambiental sobre coleta seletiva, na ocasião foram realizadas blitz e caminhada ecológica para orientar a população sobre a forma adequada de separar o lixo, além dos benefícios trazidos pela coleta seletiva.

“Acreditamos que as campanhas educativas contribuem para mobilizar a comunidade, para sua participação efetiva na implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, separando os materiais recicláveis e/ou reutilizáveis”, explicou a diretora do departamento de Meio Ambiente, Janice Soares.

Os trabalhos continuam com palestras direcionadas a professores, supervisores e diretores de escolas municipais e estaduais de Guanhães. São abordados temas relacionados à importância de diminuir o consumo exacerbado pela população; como separar o lixo para reciclagem; benefícios da reciclagem; e coleta seletiva. 

 

por Sec. Meio Ambiente / Agência Top Brand