Codema discute mortandade de peixes em Correntinho

peixesO Codema – Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental discutiu nesta quarta-feira, dia 26, uma situação que está preocupando os moradores do Distrito de Correntinho: a mortandade de peixes no Ribeirão Correntinho.

Durante a reunião, a vereadora Elizângela Sette, que faz parte do Conselho, apresentou o relato do acontecido no Distrito e disse estar preocupada com a situação. A vereadora presidirá uma comissão do Conselho que vai acompanhar o caso, que também está recebendo atenção dos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Os técnicos coletaram amostras de água em vários pontos do ribeirão e apresentaram os resultados iniciais da análise da água realizada pela equipe do SAAE, onde foi não foi constatada alterações significativas no PH. Além disso, os técnicos, acompanhados da Polícia Ambiental, realizaram vistoria no local por duas vezes na busca de sinais que apontassem a causa da mortandade.

Além da possibilidade de ter ocorrido um fato extremo como poluição química, os membros do Conselho discutiram possíveis causas naturais como a baixa súbita do nível de oxigenação da água.

coelta2Diante das restrições técnicas locais para análise detalhada da água e dos peixes mortos, o presidente do Conselho, Josiley Tomás, solicitou o apoio técnico e operacional da Guanhães Energia S.A, empresa que está construindo a PCH Fortuna II, que se prontificou a colaborar com a Prefeitura e o Conselho na busca de soluções para o problema. Tomás firmou, ainda, um convênio com a empresa para instalação de um programa de monitoramento, análise e recuperação ambiental do ribeirão visando proposições de ações para evitar novas ocorrências.

Até que a causa da mortandade não seja identificada, o Conselho e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiram um alerta para a população do entorno do ribeirão e do Distrito para que não consuma os peixes encontrados mortos e que também suspendam a pesca.

peixes2coleta1