Guanhães garante vagas no Comitê da Bacia do Suaçuí

josileyA Prefeitura Municipal de Guanhães, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, garantiu uma das nove vagas para Poder Público Municipal em um dos comitês ambientais mais importantes do estado, em reunião na última quinta, 16, em Governador Valadares. O secretário da pasta, Josiley Tomás, destacou a importância dessa composição. “A participação em órgãos de âmbito regional faz parte do nosso planejamento estratégico, que visa, acima de tudo, consolidar o posicionamento de Guanhães como pólo de desenvolvimento regional ambientalmente sustentável”.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e existem no Brasil desde 1988. Suas principais competências são aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa, bem como estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água, entre outros.

O CBH-SUAÇUI é um órgão colegiado, deliberativo e normativo, que discute e aprova as diretrizes para a Gestão de Recursos Hídricos na Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos DO4, sendo um dos dez comitês de bacia hidrográfica com atuação na Bacia do Rio Doce. “Nossa atuação no CBH Suaçuí como membro titular e suplente possibilitará o desenvolvimento de ações a nível regional, participando ativamente de decisões importantes para o futuro dos recursos hídricos do nosso município e da nossa região”, comemora Tomás.

O órgão tem, ainda, a missão articular a sociedade civil, poder público e usuários para garantir a oferta de água em quantidade e qualidade para a população, tendo em sua área de atuação 48 municípios. São eles Aimorés, Água Boa, Açucena, Campanário, Cantagalo, Coluna, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Franciscópolis, Frei Inocêncio, Frei Lagonegro, Goiabeira, Galiléia, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Itambacuri, Ituêta, Jampruca, José Raydan, Malacacheta, Marilac, Materlândia, Mathias Lobato, Nacip Raydan, Naque, Paulistas, Peçanha, Periquito, Resplendor, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria do Suaçui, São Geraldo do Baixio, São Geraldo da Piedade, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçui, São Sebastião do Maranhão, Sardoá, Serra Azul de Minas, Virginópolis e Virgolândia.

(Foto: ARDOCE)