Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental é reativado

codema josiley1O Codema - Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental teve sua primeira reunião nesta quarta-feira, dia 17. Presidido pelo Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Josiley Tomás, o Codema tem a nobre missão de zelar pelo meio ambiente atuando na esfera municipal como órgão consultivo e deliberativo no âmbito de sua competência e assessorando o Poder Executivo do município nas questões ambientais.

A reunião inaugural ocorreu na Central de Conselhos da Prefeitura e contou com a presença de representantes do poder público municipal, estadual, além de representantes da sociedade civil. Segundo o presidente, a escolha dos representantes não foi aleatória, pois foram analisados o perfil e a contribuição que cada um poderá oferecer, formando uma equipe multidisciplinar e comprometida com as questões do setor.

Ele citou como principais desafios do Conselho os resíduos sólidos urbanos, o aterro sanitário, a área de saneamento, a implantação de novos loteamentos, a criação de um distrito industrial, a implantação de um Código Ambiental Municipal, entre outros.

codema josileyO presidente apresentou aos participantes um diagnóstico da realidade ambiental do município e o planejamento estratégico do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria. Josiley Tomás destacou que a atual administração tem como meta tornar a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Meio Ambiente uma Secretaria mais atuante do que era nos últimos anos.

Por isso, uma das medidas do Executivo será o envio de um projeto de mudança de nome da Secretaria para a aprovação da Câmara de Vereadores. Se aprovado, o nome passará a ser “Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente”. Segundo o Secretário, será criado um núcleo de projetos voltados para o  desenvolvimento econômico com sustentabilidade.

Os participantes tiveram, ainda, uma capacitação que abordou o funcionamento do órgão, atribuições, funções, legislação, entre outros temas. As reuniões do Conselho serão mensais e terão suas pautas, atas e deliberações divulgadas pelo site da Prefeitura.

Fotos: Luciane Goebel/ASCOm Prefeitura