Facebook
arte-clima-guanhaes

Meio Ambiente ministra palestra em escolas

12348730 785752324864475 970469626 n

A Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou palestras, nesta última semana, nas Escolas Estaduais Fazenda São Sebastião e Tenente José da Rocha, e para o grupo da terceira idade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), durante a Semana da Educação para Vida. A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Janice Soares, abordou nas palestras assuntos como o impacto do consumismo da sociedade moderna sobre os recursos naturais, resíduos sólidos, os 6 Rs ecológicos e a importância de um envolvimento maior de cada um para a melhoria do meio ambiente, da saúde e qualidade de vida. 

 

Sensibilização Ambiental: plantio de mudas com alunos da Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão

plantio muda

Em compensação ambiental estipulada pelo CODEMA no ato da aprovação do Loteamento Residencial dos Ipês, a empresa Planejar Engenharia em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente, na última quarta-feira, 25 de novembro, executou projeto de sensibilização ambiental com os alunos da Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão, com apoio da Diretora Joana D’Arc. 

Além da sensibilização ambiental por meio de palestra, distribuição de informativos e plantio de mudas, que contou com a colaboração das funcionárias da Prefeitura Janice Soares, Bióloga, e Paula Milagres, Gestora Ambiental, também vai ser realizado o plantio de 1775 mudas de árvores nativas. “Essas mudas vão ser plantadas na Área de Preservação Permanente dentro do próprio loteamento, mitigando assim, os impactos oriundos da implantação do mesmo”, destaca a Presidente do CODEMA, Débora Maia.  

 

CONVITE - REUNIÃO PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

FOLDER psmb 1-1

A Prefeitura Municipal de Guanhães convida a população a participar da REUNIÃO PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO, a ser realizada no dia 27 de Novembro, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Guanhães – Rua Doutor Odilon Behrens, 193, Centro. A reunião tem como objetivo divulgar o diagnóstico técnico-participativo dos serviços de saneamento básico no município, apresentar o resultado das pesquisas, e favorecer a participação social com opiniões, críticas e sugestões para o plano de ações inerentes ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Participe deste evento!

 

Concursos da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guanhães foram adiados

I Concurso de Produtos de Materiais Recicláveis e o concurso para a escolha de uma mascote foram adiados para março de 2016, devido à falta de inscrições. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente solicita que os funcionários das escolas se sensibilizem e motivem seus alunos a participarem dos concursos, somente com a colaboração desse seguimento será possível a realização do evento.

 

PMSB finaliza etapa de mobilização social

pmsb

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Guanhães - PMSB, está finalizando sua fase de mobilização social. Que consiste, entre outros fatores, em apresentar à população as diretrizes e atividades do Plano. Alem de explicar o que é o PMSB, as reuniões servem para registrar as demandas, dúvidas e sugestões de cada localidade do município. Para isso, o mesmo foi dividido em Setores de Mobilização nas áreas rural e urbana, onde alguns bairros são eleitos como representantes e base para as reuniões setoriais.

Nessas reuniões, delegados são escolhidos para acompanhar de perto as atividades do Plano e assim, construir uma ponte entre o PMSB e a população. As reuniões na área rural foram concluídas e os dados dos questionários aplicados já foram computados. Na área urbana, além de apresentações nas reuniões de módulos das escolas, reuniões nos Bairros Nova União, Alvorada e Pito também já foram realizadas representando os setores 3, 4 e 5, respectivamente. Para mostrar que o Plano deve abranger toda população do município, a Aldeia Indígena do Candonga foi visitada no último sábado, 07/11/15 e uma reunião com a Comunidade do Berto será agendada. 

No dia 16/10 alguns vereadores receberam os representantes da empresa EME Engenharia Ambiental e da Prefeitura Municipal de Guanhães pra uma apresentação das atividades e resultados obtidos. Ocorreram ainda, reuniões com o Analista Técnico da FUNASA, Sérgio Abucater em Belo Horizonte e com os Comitês de Coordenação e Executivo para definição das próximas atividades.

As próximas reuniões serão realizadas no Bairro Amazonas e no Mercado Municipal de Guanhães com os moradores do Setor 1 (região central e proximidades). No dia 24 de novembro de 2015, terça-feira, às 19:00 horas, uma reunião acontecerá na Câmara Municipal para exposição de todos os resultados à população. O comparecimento de todos é essencial.

 

SAAE Alerta

saae alerta