Facebook
arte-clima-guanhaes

Ribeirão Bom Sucesso ganha programa de monitoramento

cachoeira rodoviária siteA Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, lançou o Programa de Diagnóstico e Monitoramento Fluvial Urbano. O Programa, que conta com o apoio de instituições como o SAAE-Guanhães e o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista, visa realizar o acompanhamento contínuo dos aspectos quantitativos e/ou qualitativos das águas que cortam a área urbana da cidade.

De acordo com o secretário Josiley Tomás, o programa é visto como uma ação importante para a implementação dos instrumentos de gestão das águas e terá início pelo Ribeirão Bom Sucesso. “A escolha desse ribeirão foi motivada pelo início das obras de implantação do Parque Ecológico da Rodoviária, que terá como atração principal, a cachoeira formada por suas águas”, destacou o secretário.

Para alcançar os objetivos propostos, serão implantados postos de monitoramento para coleta e posterior análise da água, Programas de Educação Ambiental no entorno, normas de uso e ocupação do solo na bacia, entre outras ações. Josiley explica que, por meio dessas medidas de identificação e caracterização das principais fontes pontuais de poluição, ficará mais fácil o controle e monitoramento da qualidade das águas do Ribeirão Bom Sucesso, da sua nascente à foz.

Além disso, esses estudos podem ajudar na prevenção dos impactos negativos decorrentes da ocupação antrópica acelerada e dos diversos usos da água, auxiliando a gestão dos recursos hídricos com propostas ou alternativas concretas para a conservação e/ou a recuperação das bacias da região.

Foto: Luciane Goebel/ASCOM