Guanhães inicia processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

reuniaõmeioambientepostarestaA prefeitura de Guanhães, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, iniciou, em reunião na tarde dessa quarta-feira, dia 14, a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Guanhães (PMSB). O plano tem como objetivo propor soluções nos quatro eixos do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos.

A reunião teve como objetivo principal apresentar aos membros dos comitês (agentes fiscalizadores) os princípios básicos da Lei Federal 11.445/2007 que estabelece diretrizes nacionais para o serviço.

Durante o encontro a coordenadora do Comitê Executivo e secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Débora Duarte, esclareceu sobre as competências dos dois comitês, a responsabilidade da empresa EME Engenharia Ambiental (que venceu a tomada de preço para executar o serviço) e como será realizada a mobilização social.

Débora ainda destacou a importância da participação dos moradores da cidade.  “Vai ser muito importante a participação popular, pois, assim alinharemos os interesses da população com o conhecimento técnico,” disse.

O plano é fundamental para o desenvolvimento de Guanhães. “O PMSB é de suma importância para o município, pois, investindo em saneamento evitaremos doenças relacionadas a falta dele, melhorando a saúde da população” destacou a secretária.

A reunião, que teve a participação de representantes das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Infraestrutura Urbana, e ainda, SAAE, Sociedade Civil, IEF e EMATER, foi finalizada pela Secretária esclarecendo que a versão final do Plano deverá ser aprovada pela FUNASA, Câmara dos Vereadores e Prefeito Municipal.