Prefeitura apresenta balanço positivo do primeiro ano de governo

a coletivaNa noite desta terça-feira, dia 17, o prefeito Ladinho e todo o seu secretariado realizaram um balanço das realizações de 2013. Uma prestação de contas e avaliação do primeiro ano de mandato, que contou com a presença de representantes da imprensa local, vereadores, e comunidade em geral, no plenário da Câmara de Vereadores. Durante o evento, também foi feito o lançamento do informativo oficial da Prefeitura de Guanhães, intitulado “Jornal da Nossa Gente”, que traz 20 páginas com as principais realizações de 2013.

“Foi um ano de muitas dificuldades, com dívidas e restos a pagar”, avaliou o prefeito, destacando que, apesar disso, 2013 foi muito positivo e a Prefeitura está bem melhor do que quando assumiu. Ladinho enumerou algumas ações que serão feitas no início de 2014, como um leilão de veículos, a pavimentação da rua do Pito e ruas de vários outros bairros. “Em 2014, nós vamos trabalhar muito e eu vou cobrar mais ainda de cada secretário”, garantiu Ladinho. E avisou: “Aquele que não mostrar resultados, será trocado”. O prefeito falou, ainda, sobre a conquista que teve ao conseguir trazer a equipe de mediação sanitária, que chegou a Guanhães nesta quarta-feira, dia 18, para iniciar os estudos em busca de soluções para a saúde no município.

a coletiva6Após a mensagem do prefeito, a secretária de governo, Anne Macedo, fez a apresentação do informativo da Prefeitura e abriu espaço para perguntas da imprensa e do público. As principais questões abordadas foram em relação à Saúde e Infraestrutura Urbana.

O secretário de infraestrutura Urbana, Alysson Miranda, informou que os recursos para asfaltar as ruas em Guanhães virão através do BDMG, Ministério das Cidades e Setop – Secretaria de estado de Transportes e Obras Públicas.

Questionado sobre os problemas do Hospital Regional, o secretário de Saúde, Dezinho Ventura, deixou claro que o Hospital não pertence à Prefeitura, mas que a atual administração está fazendo o máximo que pode para tentar levantar a instituição. “Só este ano, repassamos cerca de R$ 2 milhões e 850 mil reais para o hospital”, informou Dezinho, lembrando que cabe à administração do Hospital tomar as decisões de como aplicar o dinheiro. “Alguns problemas do hospital que estão acontecendo não estão sob o nosso comando”, frisou.

Em relação à mediação sanitária, Dezinho fez questão de lembrar de que os problemas que o hospital enfrenta são antigos, e que espera que sejam encontradas soluções eficazes para resolvê-los. A secretária Anne destacou que a mediação sanitária foi mais uma conquista do prefeito Ladinho, que viajou várias vezes à Cidade Administrativa para conseguir que a mediação aconteça em Guanhães.

a coletiva2Outros assuntos ainda foram abordados, como a venda do Caldeirão, a preparação da administração com a vinda de mineradoras, o desvio para caminhões que está sendo estudado visando  desafogar o trânsito na avenida Milton Campos, questões de limpeza urbana, a construção de mais de 500 casas populares, aquisição de quatro novos ônibus escolares, bem como a efetivação da Lei 123, que oportunizará que apenas empresas locais participem de licitações com valores até R$ 80 mil reais.

Outras boas notícias como a doação de um ônibus para a Secretaria de Esportes, feita pelo Deputado Mauro Lopes, e a vinda da UNIPAC para Guanhães foram aplaudidas pelos presentes. A instalação da UNIPAC está prevista para fevereiro de 2014 nas instalações do Instituto Gammon e irá oferecer os cursos de Administração, Engenharia Civil, Direito, Farmácia e Educação Física.

Para finalizar, o prefeito Ladinho desejou um Feliz Natal a todos e destacou que confia na equipe de secretários. “Estou junto com vocês para encarar qualquer desafio”. O prefeito ressaltou, ainda, que continua com a mesma meta: de trabalhar para o povo. “Com fé em Deus, no ano que vem estaremos aqui nesta mesma data comemorando muitas inaugurações”, encerrou.

Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

a-coletiva3      a coletiva7