Facebook
arte-clima-guanhaes

Dia do Consumidor

dia do consumidor

 

DIA DO CONSUMIDOR

No Dia 15 de Março, é comemorado o dia Nacional do Consumidor

Todas as pessoas são consumidoras, pois se alimentam, vestem-se, divertem-se; compram imóveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos, utilizam serviços telefônicos, bancários, entre muitas outras coisas. Na definição do Código de Defesa do Consumidor, o Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire um produto ou serviço para uso próprio.

Neste dia, as principais lojas e sites da internet disponibilizam promoções especiais, são oferecidos vários descontos eofertas do diaarrasadoras, frete grátis e parcelamento exclusivo em todas as compras.

No entanto, os consumidores têm que ficar atentos com todas as ofertas e promoções devendo ainda exigir Nota fiscal, termo de garantia, cumprimento de prazos, controle de validade, selos de certificação, boa qualidade e bom atendimento, os quais são itens pelos quais você paga.

As principais dicas para os consumidores são:

1 – Guardar sempre as notas fiscais e qualquer outro documento referente às compras;

2 – Produtos com defeito dentro do prazo de garantia tem o prazo de 30 dias para ser consertado, passado este prazo e o produto não sendo reparado o consumidor pode exigir ou a troca por um novo ou a devolução do valor pago;

3 – Em caso de problemas, procure a loja e o fabricante, se não resolver busque o Procon ou a Justiça;

Assim, o Procon de Guanhães, está a disposição dos consumidores para tirar dúvidas, receber reclamações, enfim, auxiliar o consumidor na busca de seus direitos com relação ao consumo.

O Procon Municipal de Guanhães, está localizado na Travessa Monsenhor Pinheiro, 16, Centro, em Guanhães com atendimento ao Público de Segunda a Sexta Feira das 12:00 h às 18:00 hs. 

Atenciosamente;

Vinícius de Oliveira Pimenta

Diretor do Procon