Prefeitura realiza Seminário de Planejamento Estratégico

publicoO prefeito Ladinho e a vice-prefeita Doutora Mary, bem como a equipe de secretários e diretores de departamento da Prefeitura de Guanhães, participaram neste final de semana do 1º Seminário de Planejamento Estratégico Governamental, realizado no auditório da Cenibra. O Seminário teve como tema “Planejamento Governamental e Capacitação de Gestores Públicos” e foi organizado pela Secretaria Municipal de Governo.

Em sua mensagem, Ladinho agradeceu o apoio da Cenibra em ceder o local e anunciou algumas obras que a atual administração pretende realizar, entre elas, um teatro municipal, um parque de exposições e portal de entrada da cidade. “Nós precisamos fazer um trabalho participativo, com eficiência, para que as metas sejam alcançadas em benefício de todos”, destacou o prefeito.

Em seguida, o coordenador do Seminário, Walmir Moreira Lage, informou que uma auditoria de todos os ladinho seminarioserviços da Prefeitura de Guanhães está sendo concluída, onde vários problemas foram constatados. Ele falou sobre os desafios de se iniciar uma administração e destacou que o planejamento é fundamental para o sucesso da administração. “Hoje a exigência para o gestor público é muito grande, mas o caminho da vitória pode ser planejado quando o governo sabe o que quer”, disse o consultor.

Outro palestrante, o advogado Máurisson Magno de Morais, destacou que a administração tem a responsabilidade de governar para todos. Ele alertou sobre aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal, os princípios da administração pública, plano plurianual, poderes e deveres, eficiência, eficácia e efetividade, metas do planejamento, qualidades do gestor moderno, entre outros assuntos.

Outro ponto importante do Seminário foi a elaboração da Missão, Visão e Valores da Administração, onde os participantes se dividiram em grupos e apresentaram sugestões para discussão, com base no Plano de Governo da atual administração.

Ficou definida como Missão da atual administração: “Promover uma gestão pública ética e eficiente, voltada para a melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes, com práticas modernas, visando a qualidade dos serviços prestados nas áreas rural e urbana, valorizando os aspectos humanos, sociais e culturais, respeitando a sociedade, as diversidades e o meio ambiente”.

Já a Visão é “Ser uma gestão eficiente, consolidando nossa cidade como referência regional”. Também foram eleitos os seguintes valores: Disciplina, Dignidade, Profissionalismo, Comprometimento, Harmonia, Perseverança, Transparência, Sustentabilidade, ética e União.

No segundo dia, o auditor Jésus de Almeida Mendonça apresentou uma síntese da auditoria realizada na Prefeitura e que será concluída esta semana. Muitos problemas foram apresentados, entre eles, nas contas públicas, na frota de veículos, área da Fábrica de Manilhas, Terminal Rodoviário e Informática.

Uma das dinâmicas que fechou a programação trabalhou a união entre os setores da Prefeitura e destacou a necessidade de todos trilharem o mesmo caminho, com o intuito de padronizar o serviço público e garantir, assim, o sucesso das metas.

ladinho final

No encerramento, o prefeito agradeceu a participação efetiva de todos os servidores e garantiu que está empenhado para alcançar as metas propostas para o seu governo, junto com sua equipe. “Essas metas não são apenas minhas, são de todos nós. E eu tenho certeza que vamos realizar tudo o que estamos planejando, pois Guanhães nunca teve uma equipe tão unida e competente como tem hoje”, finalizou, referindo-se ao secretariado.

Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

diretrizesgrupos1

Os participantes reuniram-se em grupos para definir a missão, a visão, valores e diretrizes de governo

avioes seminarioladinho exerc