Prefeito firma parceria com o SENAC para cursos gratuitos

ladinho senac2Uma boa notícia para quem está buscando a realização de um curso de capacitação. O prefeito Ladinho recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 7, em seu gabinete, representantes do SENAC-MG e firmou uma parceria com a entidade para a instalação de cursos de qualificação profissional gratuitos nas áreas de comércio, serviços e turismo.

Inicialmente, estão previstos dois cursos, com 40 vagas cada. O curso de Vendedor é direcionado àquelas pessoas que já possuem Ensino Médio Completo, e o curso de Auxiliar Administrativo, para quem estiver cursando ou concluindo o Ensino Médio. As inscrições serão realizadas de 18 de março a 05 de abril, das 8h às 11h e das 13h às 17 horas, no CRAS.

O início das aulas está previsto para o dia 16 de abril e as inscrições serão feitas por ordem de procura, desde que a documentação esteja completa. São exigidos documentos como CPF, RG, comprovante de residência, comprovante escolar ou declaração da Escola onde o aluno está matriculado (no caso do curso de auxiliar administrativo). O local onde as aulas serão ministradas está sendo definido e será divulgado posteriormente.

Para o prefeito, é de fundamental importância a existência de cursos dessa natureza, pois auxiliam na qualificação da mão-de-obra. “Guanhães é uma cidade polo e precisamos buscar alternativas que contribuam para fortalecer ainda mais o comércio, a indústria, a prestação de serviços, enfim, todas as áreas”, ressaltou, observando que o objetivo é, com o tempo, expandir a parceria trazendo cursos técnicos, de graduação e até mesmo de pós-graduação para o município.

De acordo com Sérgio da Silva Kilesse, diretor escolar do Centro de Formação Profissional do Ladinho senacVale do Aço (SENAC), a proposta é, inicialmente, oferecer cursos do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e do Programa SENAC de Gratuidade, voltado para jovens de baixa renda que buscam o seu primeiro trabalho com carteira assinada; pessoas que já atuam no mundo produtivo e desejam se requalificar para crescer profissionalmente; e demais guanhanenses que necessitam gerar renda para abrir o próprio negócio ou atuar no mercado informal.

ladinho senac3Também participaram da reunião, o gerente regional de operações do SENAC, Dilermando Ubiraci Amador de Oliveira, o consultor de negócios do SENAC, Brenno Cruzeiro Silva, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Josiley Tomás, da Educação, Graça Guimarães, de Governo, Anne Macedo, da Cultura e Turismo, Adriano de Oliveira, e de Infraestrutura Urbana, Alysson de Miranda Ferreira.