Guanhães se prepara para receber Junta Comercial

ASCOM.jpgA instalação da Junta Comercial em Guanhães é considerada um passo estratégico da administração municipal, visando a criação de um ambiente propício ao crescimento econômico da cidade. Para viabilizar essa instalação, a Prefeitura de Guanhães, representada pelo secretário de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Josiley Tomás, participou do "Encontro com prefeitos", realizado pela JUCEMG, nesta quinta, 6, na capital. Vinte e duas cidades mineiras estiveram presentes no encontro, que teve o objetivo de apresentar aos prefeitos, secretários e servidores municipais os benefícios do serviço Minas Fácil, projeto do governo do Estado responsável por viabilizar e simplificar a abertura de empresas.

Na abertura do encontro, a presidente da JUCEMG, Ângela Pace, destacou a importância da Junta Comercia, bem como o papel da instituição de melhorar o ambiente de negócios em Minas Gerais, que hoje é referência nacional na abertura de empresas. "Queremos estimular o desenvolvimento econômico e trazer o desenvolvimento sem ônus e este encontro vai deixar um legado de empreendedorismo nas cidades", destacou Ângela.

Sobre esse ganho, o prefeito Ladinho destacou que a parceria a ser firmada entre a Prefeitura e a JUCEMG estimulará o crescimento da economia e a arrecadação tributária. "Isso irá reduzir a informalidade empresarial e contribuirá diretamente para a geração de riqueza e trabalho no município", disse o prefeito na manhã de hoje, em conversa no gabinete.

"O intuito é promover eficiência e integração entre os diversos órgãos, melhorar a imagem do serviço público, além de contribuir para o desenvolvimento econômico local e, consequentemente, social", destacou o secretário de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Josiley Tomás. "A unidade da JUCEMG em Guanhães e o Progama Minas Fácil vão evitar que o empreendedor tenha que se deslocar para outros municípios para registrar seu negócio, além de desburocratizar e agilizar a abertura de novos empreendimentos", finalizou Tomás.

Outro benefício da parceria entre a Prefeitura de Guanhães e a Junta Comercial será a realização dos Arranjos Produtivos de Capacitação (APCs), palestras gratuitas realizadas em parceria com o SEBRAE MG, entidades de classe e demais parceiros estratégicos destinados à comunidade empresarial e acadêmica, que visam fomentar o empreendedorismo no município.

"Vários municípios estão demandando a unidade da JUCEMG, porém somente 20 serão contemplados e Guanhães está entre os mais cotados", destacou Tomás. "Estamos nos empenhando muito neste projeto e estamos prontos para o próximo passo, visando o cumprimento integral das condições exigidas pela JUCEMG para implantação da unidade local", concluiu.

Projeto Minas Fácil

Desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Projeto Estruturador Descomplicar, o Minas Fácil interliga os principais órgãos públicos envolvidos na abertura de empresas e com responsabilidade distintas – Prefeitura Municipal (Alvará de Localização e de Funcionamento e Inscrição Municipal); Junta Comercial (Validação de nome empresarial, registro de Contrato Social, emissão de Número de Inscrição de Registro Empresarial e do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas); Secretaria da Receita Federal e Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (Emissão da Inscrição Estadual e registro no sistema de arrecadação de ICMS).