Facebook
arte-clima-guanhaes

Cuidados com o lixo: entulhos, vidros e móveis velhos

1374285 559561624112122 1779755981 nSabe aquele fogão velho, enferrujado, sem serventia, que está só ocupando espaço na sua casa? E aquele colchão rasgado, que não serve nem para doar para alguém que precisa? Pois é. Todo esse “lixo” poderá ter um destino adequado: o aterro municipal. Basta ligar para o Setor de Limpeza Urbana e agendar o recolhimento desses objetos. O telefone é: 3421-1501, ramal 247.

Mas e quando uma lâmpada, um copo ou prato se quebram? Quais os cuidados necessários para jogá-los no lixo sem ferir o funcionário da coleta? O mais adequado é colocar tudo em uma embalagem de papelão, devidamente identificada, com alertas como “CUIDADO: VIDRO QUEBRADO”. Outra dica é: corte uma garrafa PET ao meio e coloque os cacos de vidro dentro. Em seguida, feche-a com uma fita adesiva.

E o que fazer com entulhos de construção? Basta pagar uma taxa na Prefeitura e agendar o recolhimento do material pela caçamba pelo telefone 3421-1501. Jamais jogue esses entulhos em terrenos baldios ou nas margens de rodovias. Existe, ainda, na cidade, um serviço particular de caçamba.

Outra ação que você pode fazer e que ajudará no trabalho das catadoras é separar o lixo seco do orgânico. Papéis, latas, plásticos, entre outros materiais, devem ser depositados em embalagens separadas do lixo orgânico, como restos de comida.