Prefeitura apoia projeto Rede de Comerciantes Protegidos

A Prefeitura de Guanhães está apoiando o projeto da Polícia Militar, lançado no final da tarde desta segunda-feira, dia 30, para comerciantes guanhanenses. Intitulado “Rede de Comerciantes Protegidos”, o projeto visa observar o movimento nas imediações do comércio para detectar a presença de pessoas, veículos estranhos ou suspeitos e denunciar à Polícia.

“A Prefeitura é grande apoiadora de mais essa iniciativa da Polícia Militar que visa melhorar a segurança pública em nossa cidade”, destaca a secretária de Governo, Anne Macedo, que participou da reunião de lançamento do projeto, juntamente com a secretária municipal de Educação, Graça Guimarães. Também esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Dermeval de Pinho Tavares, e um grande número de comerciantes.

De acordo com o tenente Douglas Tomaz dos Santos o projeto funcionará como câmera viva, ou seja, quando o sinal de perigo é dado por meio de som (apito, por exemplo) ou códigos combinados. Em caso de invasão ou flagrante criminoso, o contato é feito por meio do 190 e com os outros vizinhos, mobilizando a Rede de Comerciantes Protegidos.

Na oportunidade, o tenente distribuiu panfletos educativos aos participantes com orientações como:

1. 1)Comunique-se com seu vizinho. Durante a sua ausência, ele é a sua segurança mais próxima;
  2. 2)Procure formar uma rede de vigilância comunitária para que haja observação mútua nas residências. Tenha sempre bastante atenção ao sair de casa;
  3. 3)Dispositivos eletrônicos de segurança como alarmes e portões eletrônicos e sistemas de comunicações como telefone, rádio, etc., são bons inibidores da ação dos criminosos;
  4. 4)Se for sair, evite deixar sua residência com aparência de vazia. Cortinas e persianas completamente fechadas e luzes acesas durante o dia e a noite são indicativos de morador ausente. Peça ajuda aos seus vizinhos, não deixando acumular jornais e correspondências;
  5. 5)Evite colocar cadeados do lado de fora do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores;
  6. 6)Escadas e outros objetos no quintal facilitam o acesso ou saída de sua residência;
  7. 7)Quando ocupar uma nova casa, troque as fechaduras;
  8. 8)Peça um exame cuidadoso do aspecto físico do seu imóvel e procure melhorar a segurança dos pontos que você achar vulneráveis;
  9. 9)Evite manter armas de qualquer tipo em sua propriedade, pois ao invés de proporcionar segurança, colocará sempre a sua família em risco.