Confira as dicas do PROCON para a Semana Santa

A Semana Santa está chegando e, para que o consumidor não seja pego de surpresa ao comprar algum produto, o PROCON Regional Municipal de Guanhães, Dores de Guanhães e Senhora do Porto, por meio de sua diretora Ana Paula Pereira, apresenta a seguir algumas dicas importantes.

• As principais recomendações são para o conhecimento da procedência do produto e a pesquisa de preços nos diversos estabelecimentos.
  • Para os ovos de Páscoa, o PROCON lembra que é preciso verificar o rótulo, com informações do fabricante, data de validade, peso e composição. Outro cuidado deve ser dado aos que possuem brinquedos. Os pais devem verificar se estão de acordo com a idade dos filhos e se são aprovados pelo Inmetro.
  • Para os peixes, o PROCON informa que os estabelecimentos que fornecem alimentos, como os açougues e peixarias, devem sempre estar completamente limpos bem como os seus funcionários. No supermercado, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico sendo que o encarregado das vendas deverá usar luvas descartáveis, avental e touca. A Vigilância Sanitária deverá ser comunicada em caso de falta de higiene nos estabelecimentos.
  • O peixe fresco deve ter a carne firme, os olhos salientes e brilhantes, guelras avermelhadas e escamas que não soltem com facilidade. As condições de condicionamento e refrigeração também deverão ser observadas.
  • O Bacalhau, principal produto na semana santa apresenta grande variação de preços e para não levá-lo totalmente estragado ou contaminado para casa, o consumidor deve observar a inexistência de manchas avermelhadas ou pequenos sinais pretos . Estas características dão indícios, ao comprador, de que o pescado está em processo de deterioração ou contém mofo.
  • Atenção para a data de validade, sendo que alimentos vencidos ou que apresentem qualquer anormalidade são impróprios para o consumo.
  • É fundamental que o consumidor guarde a Nota Fiscal de compra para possíveis trocas de produtos.