Guanhães recebe a Marcha das Margaridas

Foto Ladinho - Marcha das Margaridas

GUANHÃES RECEBE A MARCHA DAS MARGARIDAS

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

É um grande momento de animação, capacitação e mobilização das mulheres trabalhadoras rurais em todos os estados brasileiros, além de proporcionar uma reflexão sobre as condições de vida das mulheres do campo e da floresta.

A FETAEMG e a Prefeitura de Guanhães organizaram um café com palestras e um almoço para as mulheres e homens do campo de Guanhães e região. As mulheres trabalhadoras seguirão para Brasília em agosto na perspectiva de avançar e qualificar o processo de construção de políticas públicas para o segmento.

O evento aconteceu na Av. Alberto Caldeira, com a participação em massa de todos os trabalhadores rurais. Estiveram presentes o Presidente Estadual da FETAEMG, Vilson da Silva, o prefeito Ladinho e sua vice Mary Celeste, a secretária de Assistência Social e primeira dama Darli Barroso, a coordenadora estadual das mulheres rurais do estado Alaíde Moraes, a coordenadora regional Romilda Pereira, o Diretor do Polo Regional da FETAEMG, José Osvaldo dos Santos, o Cacique da Aldeia Mirueira Serra da Candonga Patxohã Pataxó e seu vice Txoekin Pataxo.

Segundo a organizadora do evento Marcianita Barroso o evento superou as expectativas. “Foi simplesmente maravilhoso", exclamou.
Já o prefeito Ladinho declarou-se emocionado com a organização e mobilização. "Me identifico com o movimento. Minha mãe era uma Margarida, trabalhou nas lavouras durante toda sua vida e nos criou, juntamente com meu pai, no cabo da enxada”.

O Presidente da FETAEMG, Vilson da Silva, falou da importância das políticas públicas desenvolvidas pelo governo em prol do desenvolvimento sustentável com autonomia, justiça, igualdade e liberdade.

A Marcha percorreu o centro de Guanhães sensibilizando e chamando a atenção de centenas de pessoas nas ruas, prédios e portas de suas casas.

A prefeitura de Guanhães garantiu todo o apoio para as próximos edições, já que o objetivo foi conquistado, ou seja, a mobilização, sensibilização e conscientização sobre a luta das mulheres do campo e das florestas.