SALÁRIOS EM DIA TRANSFORMA O COMÉRCIO DE GUANHÃES

SALÁRIOS EM DIA TRANSFORMA O COMÉRCIO DE GUANHÃES

“...E sem o seu trabalho, o homem não tem honra. E sem a sua honra, se morre, se mata.”. Essa canção de Fagner representa a importância do trabalho na vida de um homem e de uma mulher. O trabalho que realiza, que transforma, que liberta.

Fagner expressou muito bem nessa canção aquilo que vivemos no nosso dia a dia: o direito de realizar nossos projetos, nossos sonhos e os nossos objetivos de vida.

Guanhães é hoje uma referência no comércio, atraindo clientes de mais de 30 cidades que vem realizar suas várias atividades e aproveitam para comprar já que possui um mercado organizado, estruturado e com um mix de lojas e produtos bastante atraentes.

Mas quem sustenta o comércio, principalmente fora dos períodos de sazonalidade?

Se imaginarmos que a Prefeitura de Guanhães emprega mais de 1000 servidores e que estes recebem seus salários religiosamente em dia, veremos que sim, é a prefeitura a maior empregadora e a maior responsável pelo equilíbrio e fortalecimento do comércio local.

E os números não mentem.

Mensalmente o volume de salários pagos pela prefeitura e que são escoados no comércio de Guanhães ultrapassam 02 milhões de reais.

Isso sem contar as empresas que vencem licitações junto à prefeitura e que contratam mão de obra local, o que atualmente corresponde há mais de 300 mil reais.

Mas essa história poderia ser diferente se Ladinho não estivesse cumprido uma de duas principais promessas de campanha: o pagamento em dia dos salários.

Todos sabem que durante a campanha e até mesmo no primeiro mês de seu governo, houve uma grande insegurança por parte de alguns setores da sociedade de Guanhães, inclusive de comerciantes locais.

Mas desde a sua posse, até os dias de hoje os servidores são testemunhas de que os salários são pagos no dia do vencimento e o décimo terceiro salário também é pago no dia correto.

Segundo o Dr. Lair Bueno, secretário de Governo, pagar os salários em dia é mais que uma obrigação de qualquer empregador. Mas infelizmente o que se viu aqui em Guanhães é algumas pessoas torcendo para que o governo fracassasse atrasando os salários e causando uma crise institucional na prefeitura.

Ao contrário disso, Ladinho tem cumprido esse e outros compromissos religiosamente em dia, gerando no comércio local mais emprego e mais renda.

“Apesar da crise absurda com a qual o país passa, com prefeituras da região sendo até fechadas, aqui em Guanhães o governo tem suas contas organizadas, os salários em dia, inclusive o décimo terceiro e as obras não param. Além de um grande político, de um homem muito popular, Ladinho prova a cada dia que sabe administrar com firmeza e austeridade”, explica Bueno.

Cleide de Pinho, servidora pública afirmou que houve sim um clima de ansiedade e insegurança junto aos servidores, mas hoje há é uma satisfação muito grande com o Ladinho, pois os servidores sabem que podem fazer compromissos com seus salários no comércio e os comerciantes abrem as portas fazendo questão de vender para os servidores.

“A gente compra em qualquer comércio de Guanhães, compra em várias parcelas porque tanto nós, quanto os comerciantes sabem que os salários serão pagos em dia”, explica Pinho.

Um gerente de banco que não pôde se identificar, por ser banco do governo, informou que desde janeiro de 2013, as contas bancárias tiveram um aumento de mais de 36%, a grande maioria feita por servidores públicos municipais.

Para ele o banco cresceu substancialmente na cidade e teve até que contratar mais funcionários com o crescimento das movimentações financeiras.

Já Gabriel Campos, diretor da Papelaria Arco Iris, o comércio em Guanhães está muito aquecido, uma vez que a prefeitura paga em dia os salários e ela é a maior empregadora da cidade.

Recebemos aqui diariamente servidores que compram material escolar, brinquedos, material de escritório e presentes.

Em períodos de datas comemorativas, os servidores compram muitos presentes aqui.

“Realmente só temos que agradece ao Ladinho por cumprir com o pagamento dos salários em dia. Nossa loja contratou novos funcionários e em períodos de datas comemorativas temos inclusive que fazer contratações temporárias para suprir o atendimento”.