Facebook
arte-clima-guanhaes

Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza última Conferência Pública de Saneamento Básico no Município

Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza última Conferência Pública de Saneamento Básico no Município

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou na noite do dia 26 de outubro, na Cãmara Municipal de Guanhães, a última Conferência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico de Guanhães. Participarão da conferência a secretária Débora Duarte Maia, o chefe de gabinete da FUNASA (MG), Ronaldo Cerqueira Lima, o analista técnico da Funasa (MG), Sérgio Aburater, o engenheiro ambiental, Dalton Malard, alunos e professores da rede ensino estadual, entre outros.

Para a secretária Débora Duarte Maia, o conselho responsável pelo planejamento e o desenvolvimento das atividades discutidas, passou por uma consulta por toda a comunidade tanto zona urbana, como rural. Já o engenheiro Dalton Malard, representante da EME- Engenharia Ambiental, enfatizou a importância do plano para a melhoria da saúde e a qualidade de vida da população, “Nada melhor do que o saneamento básico,para saúde e o desenvolvimento do Município, e Guanhães foi privilegiado com este programa, o conselho atinou para um plano que se estende para os próximos 20 anos”, frisou Malard.

O plano municipal de saneamento básico visa priorizar a capitação de esgoto sanitário, tratamento da água potável, a preservação de suas nascentes e coleta e tratamento dos resíduos do lixo.  

Confira todo o Plano Municipal de Saneamento Básico

Clique aqui: https://drive.google.com/open?id=0Bxd--fC7l6uVRkFDeVIzZmdMbDQ 

Receita Federal e Ambas trabalham para instalar Posto Avançado em Guanhães para atender região

Receita Federal e Ambas trabalham para instalar Posto Avançado em Guanhães para atender região

Márcio Santos esclareceu aos prefeitos quais seriam as responsabilidades que a Receita Federal e a Ambas terão

GUANHÃES – Uma reunião foi realizada no dia 17 de maio na Câmara Municipal de Guanhães, localizada a rua Dr. Odilon Behrens, 193, com a presença de Geraldo José Pereira-Ladinho (PMDB), prefeito de Guanhães; de Djalma de Oliveira, prefeito de Rio Vermelho e presidente da Ambas; de demais prefeitos das cidades vinculadas à Associação dos Municípios da Microrregião da Bacia do Suaçuí (Ambas), e com a presença de Márcio dos Santos Roque, delegado da Receita Federal de Governador Valadares.

Nesta ocasião, Márcio Santos esclareceu aos prefeitos quais seriam as responsabilidades que a Receita Federal e a Ambas teriam com a implantação do Posto Avançado em Guanhães. Segundo o delegado, o convênio assinado com a Ambas facilitaria o andamento do processo para a implantação de um posto na cidade para melhorar a relação dos contribuintes da região com a Receita Federal. Hoje os que estão sob a jurisdição de Governador Valadares passam pelo desconforto de viajar quase 200 km para atender suas demandas.

“O conceito de Posto Avançado é baseado no serviço fora do ambiente da Receita Federal do Brasil, que tem como objetivo principal realizar atividades relativas ao recebimento, conferência e encaminhamento de documentos de pessoas físicas e jurídicas”, explicou Márcio Santos.

O delegado frisou as responsabilidades que cabe a cada uma das partes que celebrarão o convênio. “Cabe a Receita, definir quais os municípios serão beneficiados pelo atendimento e qual Unidade Administrativa (UA) da Receita realizará os serviços, discriminar o prazo em cada tipo de serviço que será atendido e a forma como se dará a resposta”, explicou. “A avaliação e o acompanhamento do atendimento realizado, bem como a orientação, capacitação dos servidores responsáveis pelo recebimento dos documentos e serviços solicitados, também ficarão a cargo da Receita Federal do Brasil”, ressaltou o delegado.

Já a responsabilidades atribuídas a Ambas vão desde a recepção, conferência, controle, encaminhamento e devolução dos documentos registrados na UA, disponibilização do local onde serão desenvolvidas as atividades pelo Posto Avançado, fornecer mobiliário e infraestrutura básica necessária como material de consumo, envelopes padronizados, energia elétrica, telefonia, acesso à internet e contratação de pessoal que serão capacitados pela Receita em Governador Valadares.

Finalizando Márcio Santos salientou da importância do zelo e segurança no encaminhamento dos documentos e a observância do sigilo fiscal, às unidades da RFB. “A ideia da Receita é facilitar para o contribuinte o acesso aos serviços por ela oferecidos, via presencial e também on-line”, concluiu.

Djalma de Oliveira, prefeito de Rio Vermelho e presidente da AMBAS, salientou que todos os munícipes da região tem muito a ganhar com a implantação do Posto e que a associação vai se empenhar para o andamento do processo.

Já Geraldo José Pereira, Ladinho, comentou que a concretização do processo de implantação do Posto Avançado irá viabilizar a vida de todos os contribuintes da região, devido as inúmeras demandas e das dificuldades de locomoção até Governador Valadares. Ladinho agradeceu o empenho da contadora Helena Simões Pessoa durante todas as ações para a implantação do Posto.

A reunião também contou com a participação de Fernando Acácio Vilas Lobo, assessor da presidência do CREA-MG, que abordou assuntos relacionados a Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA) e de Endgel Rebouças, Delegado Regional da Polícia Civil que falou sobre o termo de parceria entre os municípios e o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Guanhães (Consep), para a construção do Posto de Perícias Integradas (Instituto Médico Legal).

Fotolegenda:

Curso Costureiro de Bolsas será dia 14/01

Em parceria com o Sesi/Senai, a Prefeitura de Guanhães traz para o município a Escola Móvel, para realização do curso gratuito Costureiro de Bolsas. As inscrições são feitas no Cras (Rua Pio Nunes - Centro) de 8h às 17h. A carreta da Escola Móvel estará no Tiro de Guerra (Exército Guanhães), nesta quinta-feira (14/01), onde o curso será ministrado. 

Mais informações: (033) 3421-5135

brasao guanhaes

 

:

Projeto de Hortas é implantado no CMEI

hortaUm cantinho nos fundos do CMEI– Centro Municipal de Educação Infantil (a Creche do Bairro Santa Tereza) foi escolhido para receber o Projeto de Hortas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

A construção da “Horta Cemeiando”, como foi batizada, aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 28, e contou com a ajuda das crianças que estudam na Creche. Elas participaram doando garrafas Pete, que foram preenchidas com água e instaladas ao redor dos canteiros para ajudar na conservação dos mesmos.

O trabalho também contou com a ajuda de um “Amigo da Escola”, o Senhor Fagundes, que levou dois funcionários para fazer os canteiros. Também esteve presente, a bióloga Janice Soares, que explicou para as crianças o objetivo do projeto. Satisfeito com a iniciativa, o diretor do CMEI, Alyson Nascimento, destacou que um dos canteiros será para cultivar plantas medicinais, como hortelã, erva cidreira, e até citronela. Como a utilização de plantas medicinais nas escolas é proibida, o canteiro servirá para que as crianças conheçam as funções dessas plantas.

Na horta, serão plantadas, ainda, cenoura, beterraba e quiabo, e verduras como alface, repolho, couve e espinafre. A escolha das cultivares levou em consideração o valor nutricional de cada alimento e o tempo de cultivo, obtendo assim alimentos saudáveis sem o uso de agro químicos.

Fotos: Luciane Goebel

Palestra e plantio de árvores marcam o Dia Mundial da Água

dia mundial da aguaPara comemorar o Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realiza uma série de palestras em escolas da rede pública, a partir desta segunda-feira, dia 16. Também serão plantadas mudas de árvores de pequeno e grande porte. A programação vai até o dia 24 e conta com o apoio do Codema - Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental.

De acordo com a diretora de meio Ambiente, Janice Soares, que fará as palestras, no ambiente escolar é consumida uma grande quantidade de água, principalmente, para limpeza e produção de alimentos. “Com isso, percebemos a importância de trabalhar esse tema com os funcionários deste seguimento (serventes e auxiliares de serviços gerais), pois são eles os responsáveis em executar essas tarefas”, observou Janice.

A mensagem das palestras vai conscientizar para a redução do volume de água gasto nas escolas e a manutenção preventiva; a ampliação da consciência dos funcionários sobre a importância do uso criterioso da água, desvinculando o uso racional a economia em dinheiro; o desmatamento e suas consequências na disponibilidade de água; entre outras. Em seguida, haverá o plantio de mudas.

 

 

Data

Horário

Escola

16/03/15

17h30

E. M. FAZENDA SÃO SEBASTIÃO

17/03/15

11h30

CRECHE E PRE ESCOLA DOS PEQUENINOS

17/03/15

17h30

E. E ALTIVO COELHO

18/03/15

11h30

E.E SENADOR FRANCISCO NUNES COELHO

18/03/15

17h30

E. M. INOCENTE SOARES LEÃO

19/03/15

07h30

PINGO DE LUZ

19/03/15

11h30

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PETRUCELLI

19/03/15

17h15

E. M. GUSTAVO COELHO

20/03/15

17h30

E. E  PADRE CAFÉ

20/03/15

09h e 14h

APAE

23/03/15

18h

E. M. PIO NUNES COELHO

24/03/15

18h

E. E ODILON BEHRENS

Capacitação orienta agentes para saneamento básico do município

11043015 1411593775820132 5287762088353268872 nNa tarde de terça feira, dia 10, foi realizado no Plenário da Câmara Municipal, um curso de capacitação para os agentes de saúde e endemias, ministrado pelo Ecólogo e Mobilizador Social da EME, Lucas Aroeira.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Débora Duarte, a capacitação teve como objetivo orientar os agentes para aplicarem um questionário à população, com o intuito de realizar o diagnóstico da situação atual do saneamento básico do município. Débora ainda enfatizou que o PMSB engloba quatro eixos do saneamento abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial. (Escrito por Vivian Soalheiro - Com a colaboração de Débora Duarte)