Conferência municipal do meio ambiente é exemplo de gestão participativa

DSC02180.jpgCerca de 100 pessoas de Guanhães e região participaram da I Conferência Municipal do Meio Ambiente – CMMA, realizada pela prefeitura, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, no último dia 28, no auditório do Xiku´s Palace Hotel.

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Josiley Tomás, apresentou o diagnóstico da realidade ambiental em Guanhães. Em seguida, a coordenadora do departamento de Meio Ambiente de Gonzaga, Sônia Henriger, ministrou uma palestra sobre a gestão ambiental do município. Em seguida, o SAAE ministrou uma palestra sobre as ações e desafios da autarquia. Encerrando a parte da manhã, o promotor de Justiça, Dr. Márcio Kakumoto, falou sobre o papel do Ministério Público e da Curadoria do Meio Ambiente. “A cidade vem apresentando um crescimento urbano desordenado e as ações devem ser tomadas visando o aumento da fiscalização e estabelecimento de critérios mais rígidos na implantação de loteamentos e empreendimentos degradadores”, frisou o promotor.

DSC02198.jpgNa segunda parte do encontro, os conferencistas participaram de uma capacitação em desenvolvimento sustentável, onde foram escolhinhas 20 propostas prioritárias para o município, que vão compor um documento a ser entregue ao prefeito e ao presidente da Câmara Municipal. O documento servirá de base para que a Prefeitura elabore, em conjunto com a Câmara Municipal, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental e toda a sociedade, o Código Ambiental Municipal, que regerá, pela primeira vez na história de Guanhães, as questões ambientais. “Fizemos um convite aos diferentes setores a buscarem uma cidade melhor para se viver, promovendo o debate sobre a nossa realidade e a construção de um espaço de convergência social para a formulação de uma agenda municipal do meio ambiente e, pelo que vi, esse convite foi aceito”, declarou o secretário Josiley Tomás, certo de que inauguraram um novo modelo de desenvolvimento na cidade. Também foram escolhidos dois delegados que representarão Guanhães na etapa estadual da Conferência.

Além do prefeito Ladinho, o evento contou com a presença da secretária de Assistência Social, Darli Barroso, de Fazenda e Planejamento, Marcely Barroso, de Governo, Anne Macedo, do diretor do SAAE Guanhães, Luiz Pereira, do presidente da Câmara Municipal, Dermeval de Pinho, além da vereadora representante do legislativo no Codema, Elizângela Sette.