Mulheres são a maioria na Prefeitura de Guanhães

cartao mulher siteNeste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um aspecto interessante pode ser observado na Prefeitura de Guanhães: elas se destacam como a grande maioria. Dos 1000 servidores públicos do município, 742 são mulheres, ou seja, 74,2%, percentual que representa mais de dois terços do funcionalismo municipal.

Para se ter uma ideia, a forte presença feminina alcança quase a maioria na área da Educação. Ao todo, 386 mulheres têm nas mãos a tarefa de educar e fazer a diferença na vida de cerca de 3 mil alunos da rede municipal de Ensino. Outro detalhe: no comando da pasta, considerada uma das mais prioritárias e importantes da Administração municipal, está uma mulher: a Secretária Maria das Graças Fernandes Guimarães.

Outra secretaria que concentra grande número de mulheres é a da Saúde: são 177 distribuídas em funções como agentes de saúde, agentes de endemias, enfermeiras, médicas, dentistas, auxiliares de enfermagem, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudióloga, entre outras funções. “O diferencial das mulheres é que elas são mais organizadas e eficientes que os homens”, avalia o coordenador de PSFs, Flávio Calvete.

a meireAs mulheres também se destacam na liderança política e administrativa no quadro do Executivo. O segundo maior cargo é ocupado por uma mulher: a vice-prefeita Doutora Mary Celeste de Miranda Soares. Elas ocupam de igual para igual os principais cargos do primeiro escalão do governo municipal: são seis mulheres no comando das seguintes secretarias: Educação, Fazenda, Assistência Social, Governo, Administração e Recursos Humanos, e Controle Interno. Enquanto que os homens estão à frente das pastas de Saúde, Cultura e Turismo, Infraestrutura Urbana, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Agricultura e Procuradoria Geral.

Para a médica e vice-prefeita Doutora Mary, esse destaque cada vez maior da mulher na sociedade representa a valorização da força feminina, que culminou com a eleição de Dilma Roussef como presidenta do Brasil. “Eu desejo que todas as mulheres continuem realizando seu trabalho da melhor forma, procurando crescer ainda mais, serem independentes, pois todas nós somos capazes. Que todas procurem sempre desempenhar sempre melhor o seu papel de mulher, mãe e profissional”, frisou.

Por isso tudo e muito mais, que neste dia elas são as grandes homenageadas, pela força e garra que transmitem, o dinamismo e a determinação em tornar cada dia melhor e mais feliz; pelo conhecimento usado na transformação da vida de tantas pessoas; a atenção e o cuidado na realização de suas funções, seja de trabalhadora, mãe ou dona-de-casa; enfim, por serem únicas e capazes de transformar e construir um futuro promissor. Parabéns a todas as mulheres de Guanhães! São os votos do prefeito Ladinho e da vice-prefeita Doutora Mary!