Facebook
arte-clima-guanhaes

EMATER apresenta resultados e plano de trabalho

autoridade222O secretário de Transportes, Frederico Soares, representou o prefeito Ladinho na cerimônia de Apresentação de Resultados de 2014 e do Programa de Trabalho para 2015 da EMATER, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 09, no Plenário da Câmara de Vereadores. A Empresa é grande parceira da Prefeitura nas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e entidades como sindicatos e associações, SENAR, entre outras ligadas ao homem do campo.

agostinhoO gerente regional da EMATER, Geraldo Agostinho de Jesus, fez uma breve apresentação da empresa e reforçou o trabalho de parceria, que tem sido fundamental para o sucesso das ações realizadas. “Isolado, o pequeno produtor pode pensar que não é importante, mas isso não é verdade. Um agricultor assistido consegue ter uma renda quatro vezes maior do que aquele que não tem assistência”, citou.

Em seguida, foram apresentadas ações realizadas com foco na produção agropecuária, com inclusão socioeconômica e produtiva de agricultores e jovens rurais; organização e fortalecimento das formas de associativismo de grupos de interesse, associações, cooperativas e conselhos de gestão; preservação do meio ambiente e educação ambiental; acesso às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural, entre outras. Também foi apresentado o plano de trabalho para este ano.

eventoMesa: representando o secretário municipal de Agricultura, Nivaldo dos Santos, a diretora de departamento, Marcianita Barroso, o gerente regional da EMATER, Geraldo Agostinho de Jesus, a vereadora Elizângela Sette, representando a Câmara de Vereadores, o presidente do CMDRS, Matozinhos, e o secretário municipal de Transportes, Frederico Soares.

Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

Frederico Soares reúne-se com secretário de Estado da Agricultura

fredinhoO secretário municipal de Agricultura, Frederico Soares, reuniu-se esta semana com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Cruz Reis Filho. O encontro reforça a preocupação da administração municipal com a busca de recursos que visam melhorar a qualidade de vida do homem do campo.

Guanhães terá cursos gratuitos de qualidade de cachaça e tratorista

DSC07846

O Sindicato dos Produtores Rurais, por meio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a prefeitura de Guanhães, a Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, oferecerá cursos de tratoristas e de qualidade de cachaça para moradores de Guanhães.  Os cursos terão início no primeiro semestre de 2015 e serão desenvolvidos pelo SENAR.

 

As aulas para tratoristas serão oferecidas do dia 09 ao dia 13 de fevereiro na fazenda Madeira. São 12 vagas e as inscrições já podem ser feitas no Sindicato dos Produtores Rurais.

 

Já o curso de Fabricação de Cachaça, que tem como foco o produto artesanal, será ofertado em Farias. “Conseguir trazer um treinamento como este fortalece e qualifica os produtores de cachaça da região, pois, além de melhorar a qualidade do produto, organiza os produtores e reforça o nome da comunidade como referência em produção", ressaltou o secretário de Agricultura, Frederico Soares.

 

Segundo o extensionista da EMATER de Guanhães, Thiago Carvalho, outras demandas de cursos foram encaminhadas para o Senar, como o de Artesanato de Taboa, Artesanato de Materiais Recicláveis e Processamento de Frutas.

 

Para fazer a inscrição, o candidato precisa ir até ao Sindicato dos Produtores Rurais, ser maior de 18 anos e levar os documentos pessoais.  Outras informações na secretaria municipal de Agricultura,  pelo telefone 3421-1779. 

 

Programa Minas Leite é implantado em Guanhães

a-leiteO prefeito Ladinho participou na manhã desta sexta-feira, dia 28, da cerimônia de implantação do programa Minas Leite no município de Guanhães. O evento contou com a presença do secretário de estado de Agricultura, André Coelho Merlo, representantes da EMATER e EPAMIG, entre outras entidades e produtores rurais, e foi realizada no auditório da COOPERCENTRO.

O programa será desenvolvido em uma fazenda-modelo e terá como eixos de pesquisa a produção de leite, de novilhas, touros, a preservação ambiental e a função educacional. De acordo com o secretário, a proposta é aumentar a renda do produtor rural e colaborar com o desenvolvimento do setor leiteiro na região. “É preciso que o produtor diversifique a produção”, destacou, citando atividades como a piscicultura, a criação de ovinos e caprinos, como possíveis aliados no aumento da renda do homem do campo.

Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

a-leite2 a-leite3   

Município firma parceria com agricultores

fredinho marceloA associação de agricultores de Sapucaia firmou uma parceria com a prefeitura de Guanhães. Os agricultores se uniram, montaram uma associação e vão receber ajuda do município para melhorar e aumentar o plantio.

 

“Nesta primeira etapa vamos auxiliar na correção do solo para plantio de alimentos [feijão, milho e cana de açúcar]. Na segunda fase, vamos trabalhar com reforma de pastagens e em outras áreas da agricultura”, comentou o secretário de agricultura, Frederico Soares.

 

Os agricultores já estão fazendo planos. “É muito bom ter o secretário e o prefeito junto com a gente. Acreditamos que agora as coisas vão melhorar,” explicou o presidente da associação, Marcelo Matos. 

Reunião trata da logística de alimentos para a merenda escolar

a reuniaoO secretário Municipal da Agricultura, Frederico Soares, e o presidente da Câmara de Vereadores, Nivaldo dos Santos, reuniram-se na última semana com representantes das associações de produtores e agricultores familiares APRAN e ASGROFAG, EMATER, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, Vigilância Sanitária, entre outros, para tratar da logística de alimentos da agricultura familiar destinados à merenda escolar, conforme Resolução nº 26 do FNDE.

a reuniao2Durante a reunião, a veterinária da Vigilância Sanitária, Paula Campos, falou sobre o SIM – Serviço de Inspeção Municipal, e o tecnólogo em alimentos, Michael Jonhatan dos Santos, falou sobre a importância da qualidade dos alimentos fornecidos. “Qualidade a gente não agrega, apenas perde ou mantém”, destacou o tecnólogo. "Apenas quando não houver o produto entre os associados é que a Associação deverá buscar junto a produtores de outros municípios".