Emater entrega 10 kits de Feira Livre em Guanhães

a kits1O prefeito Ladinho prestigiou na manhã deste domingo, dia 24, a cerimônia de entrega de 10 kits de Feira Livre do Programa Minas Sem Fome à Asgrofag - Associação dos Agricultores Familiares e Urbanos de Guanhães e Região, que organiza a Feira São Cristóvão, próximo à Padaria Brasil.

O evento foi realizado no local da feira e contou com a presença do Chefe de Gabinete da Emater-MG, Valmar Gonçalves, que representou a Diretoria da Empresa e também o Secretário de Estado de Agricultura, Elmiro Nascimento. E, ainda, do gerente regional da Emater-Guanhães, Geraldo Agostinho de Jesus, funcionários da empresa, o vereador Serginho, representando a Câmara de Vereadores, o presidente da Asgrofag, Remer Demétrio Miranda, entre outras autoridades.

Os kits são compostos por 10 barracas padronizadas, 20 jalecos e duas balanças digitais. Segundo o presidente da Asgrofag, Remer Demétrio Miranda, a partir de agora “a feira deverá atrair mais a atenção de consumidores e aumentar a comercialização dos produtos em exposição”.

a prefeitoEm seu discurso, o prefeito Ladinho parabenizou os feirantes e a Associação pela conquista e à Emater-MG pelo excelente trabalho e dedicação, com projetos e ações que incentivam o setor agropecuário do município. Ele destacou também o papel da Feira livre, que busca a valorização da identidade regional, gera trabalho, ocupação, renda e receitas que dinamizam a economia dos pequenos municípios. “Também contribuem para a segurança alimentar, beneficiando produtores e consumidores numa estreita relação que vai muito além do aspecto econômico”, disse o prefeito.

Durante a entrega dos kits, Valmar Gonçalves reafirmou o compromisso da Emater-MG em todo o Estado de apoiar e incentivar a agricultura familiar e suas organizações, colocando à disposição dos municípios conveniados, toda a estrutura necessária para a implementação de diversas políticas públicas de promoção do desenvolvimento rural sustentável, com destaque para o Programa Minas Sem Fome. Valmar elogiou a Prefeitura de Guanhães por criar uma Secretaria de Apoio aos Distritos, que no evento estava representada pela diretora de departamento Marcianita Barroso.

Já o gerente regional da Emater-Guanhães, Geraldo Agostinho de Jesus, fez um balanço do Programa Minas Sem Fome desde 2011 em Guanhães, que já beneficiou grande número de pequenos produtores rurais com a doação de sementes de milho, feijão, hortas domésticas, pomar, pintainhas, avicultura, tanques de leite, capacitação e agora, apoiando a Feira Livre da agricultura familiar.

O encerramento do evento contou com uma Roda de Viola.

Fotos: Marcianita Barroso/Apoio aos Distritos

a kits2a kits4                               a kits3