Prefeitura de Guanhães realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

DSC00119.jpgCom o tema “A gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, aconteceu na última sexta, 2, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. Promovida pela prefeitura de Guanhães, através da secretaria municipal de Assistência Social, a conferência analisou, propôs e deliberou, baseada em avaliações locais, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS.

O encontro, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foi prestigiado por representantes de vários setores, além das pessoas que fazem parte dos programas sociais da secretaria de Assistência Social. Compuseram a mesa de autoridades o prefeito Ladinho, que, além de agradecer a todos por prestigiarem o evento, falou da importância dos programas sociais para comunidade, a secretária municipal de assistência social, Darly Barroso, a coordenadora do CRAS, Letícia Lelis, a presidente do Conselho municipal de Assistência Social (CMAS), Dalila Cunha Soares Lott, a representante dos usurários da Política de Assistência Social, Maria da Consolação Carvalho (Neca), bem como o psicólogo Leônio Tomas e o promotor de Justiça, Dr. Márcio Kakumoto.

Além da apresentação de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a conferência contou com palestras que ilustraram e dinamizaram o tema da conferência. Dr. Kakumoto debateu sobre a importância do controle social na efetivação do SUAS. Já o psicólogo Leônio Tomás fez uma breve apresentação histórica de Guanhães, seguido da palestra da assistente social, Dalila Cunha, sobre a política de assistência social no município.

Em seguida, a membro do Fórum Regional de Organizações, Maria de Fátima Mayrink Brito, discursou sobre a gestão e o financiamento para a efetivação do SUAS, tema principal da conferência. Trabalhos e dinâmicas de grupos foram os principais instrumentos de envolvimento em debate no evento. Ao final da conferência, foram eleitos os representantes de Guanhães para a Conferência Regional, que acontecerá em Governador Valadares, ainda sem data definida.

DSC00153.jpgDSC00126DSC00167DSC00186

FOTOS: Patrícia Valente