Projeto Vencer recebe Renzo Gracie

foto recorte

"Determinação, paixão e vitória". Assim definem os alunos do Projeto Vencer de Guanhães, quando se refere ao campeão de jiu-jitsu  Renzo Gracie. O lutador esteve em visita técnica, no Poliesportivo da cidade, na noite desta quarta-feira (29/07). Participaram do encontro a secretária municipal de Assistência Social Darli Barroso e o coordenador do Projeto Vencer Alexandre Xuxa.

Durante o seminário Renzo Gracie conversou com os participantes, expressou momentos relevantes da sua trajetória e fez demonstrações técnicas com os alunos, juntamente com os lutadores Alexandre Xuxa e Marco. Renzo foi campeão brasileiro três vezes e do Rio de Janeiro seis vezes. "Já conquistei muitas medalhas, mas a maior riqueza é estar com as crianças. Estou amando ter vindo aqui, estou adorando o trabalho que o Xuxa está desenvolvendo com as crianças. Realmente elas precisam desta arte, é uma arte fantástica, não é uma arte marcial, é uma arte de se dar confiança, e isso você pode mudar uma vida, aumenta a autoestima da criança, a faz ficar mais confiante. Está sendo uma experiência única estar aqui em Guanhães. São crianças fantásticas, grandes competidores, é um time muito forte que estamos montando aqui",  expressou Renzo.

Emocionado, o coordenador do Projeto Vencer Alexandre Xuxa, agradeceu a visita de Renzo e falou sobre o trabalho desenvolvido com as crianças. "Treinei com o mestre Renzo nos Estados Unidos durante oito anos. Hoje temos o privilégio de trazê-lo aqui em Guanhães. O projeto é desenvolvido há mais de dois anos, hoje são quase 100 crianças que praticam aulas de jiu-jitsu três vezes por semana, no espaço do Cras (Centro de Referência e Assistência Social). Pela equipe ganhamos os três títulos de Minas, os campeonatos mundial, brasileiro e panamericano. Já temos no projeto campeões com três títulos. Usamos o jiu-jitsu para acompanhar a vida escolar, comportamento da criança, é uma filosofia de vida", contou o coordenador.

O projeto tem apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Muitas crianças do projeto são da Casa Lar de Guanhães. Além do jiu-jitsu, são desenvolvidas diversas outras atividades, como oficinas de dança de rua e de salão, balé, artesanato. "Esse trabalho  oferece oportunidades para as crianças, temos resultados maravilhosos, nosso maior esforço é que as crianças tenham oportunidades, Xuxa tem sido nosso grande parceiro com jiu-jitsu",  disse a secretária municipal de Assistência Social Darli Barroso.

Por Agência Top Brand