Facebook
arte-clima-guanhaes

Três escolas e vários blocos esquentam o CarnaGuanhães

a carnavalUm dos momentos mais esperados do CarnaGuanhães é o desfile das escolas de samba, marcado para o domingo, dia 02. Este ano, serão três na Avenida. Duas vêm desfilando nos últimos anos, a “Vai quem Qué” e a Alô Guanhães, disputam o título de campeã 2014. Já a terceira escola, que desfila na segunda-feira, dia 2, a Águias de Ouro, ressurge depois de mais de 20 anos sem desfilar.

Com o refrão “Meu pavilhão é meu tesouro, hoje ele reluz, é ouro”, a “Vai quem qué” leva para a Avenida os “Mistérios do Mar”. Com quatro carros alegóricos e um carro abre-alas, a escola faz uma oferenda para Iemanjá, traz um espetáculo com marujos, piratas e pescadores de sonhos, surfistas, corais, ala do tesouro, assombrações, ala do deus Netuno, sereias, e a estrela maior (sol) para encantar o público.

A Alô Guanhães escolheu como tema “Lendas e mitos, contos e encantos”, e traz para a passarela do samba 12 alas, com histórias da literatura infantil, lendas de lobisomem, Iaras, mulher de branco, superstições, Dráculas e vampiros, entre outros mitos que povoam o imaginário popular. Ao todo, são quatro carros alegóricos e cerca de 250 participantes.

A Águias de Ouro faz uma homenagem ao seu fundador, João Barbeiro, do bairro Pito, com o enredo “Festa de seu João”, um trocadilho com a “festa de São João”. A escola desfilou de 86 a 89 e, depois, pela última vez, em 1993. São três alegorias.

Blocos

A abertura do Carnaval será na sexta-feira, dia 28, com o tradicional Bloco das Virgens, onde homens se vestem de mulher e mulheres vestem-se de homem. No sábado, vários outros blocos surgem na avenida e desfilam alegria e irreverência.  Um dos mais conhecidos é o “Blokolokus mais doido que o Batman”, que este ano traz um grito de guerra “Na torcida pelo Brasil”. A bat caverna (concentração do bloco) será no espaço da auto-escola Habilitar. De lá, os integrantes vão para a Avenida.

Outro bloco que vem chamando a atenção é o Sussuaranha, que nasceu em 2013. Este ano, o bloco terá camisetas nas cores da bandeira do Brasil e cantará as belezas da Pátria. Há, ainda, os blocos Fênix, Cones, Suvaco Sujo, que também já confirmaram presença na Avenida.