Antigo Cruzeiro passa por reformas

a reforma cruzeiroUma antiga reivindicação da comunidade do bairro Alto do Cruzeiro está sendo atendida: a reforma do Cruzeiro. A Prefeitura de Guanhães está realizando obras para revitalizar o Cruzeiro, localizado próximo à ETA – Estação de Tratamento de Água do SAAE, no bairro Alto do Cruzeiro.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Adriano de Oliveira, devido a sua importância histórica, cultural e religiosa, o Cruzeiro foi inventariado. “Esse é um dos mais antigos cruzeiros de Guanhães, onde, anualmente, acontecia a festa da Santa Cruz”, conta o secretário, observando que a atenção especial ao bem foi decidida em reunião com o prefeito e também com os membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.

A revitalização consiste em revestimento na Cruz, iluminação projetada especial e revestimento pastilhado do piso e do entorno.

Curiosidades:

• Reza a crença popular que, quando é tempo de seca, os fiéis se deslocam até um Cruzeiro carregando pedras para depositar ao pé da cruz e levam água também para molhar as pedras. As pessoas rezam e cantam pedindo a Deus para mandar chuva.
  • Antigamente, o terreno onde está localizado o cruzeiro pertencia a Antônio Rodrigues Rocha, que foi um fervoroso devoto de Santa Cruz. Inicialmente, ele edificou um cruzeiro de braúna no alto do morro, doando o espaço no entorno da cruz para a Igreja Católica, e iniciando o Bairro que atualmente se denomina Alto do Cruzeiro.

Foto: Luciane Goebel/ASCOM

a reforma3