Tranquilidade marca desfile 7 de setembro em Guanhães

DSC00636.jpgO desfile de 7 de Setembro, realizado no último sábado, 07, foi de muita tranquilidade em Guanhães. Aproximadamente 5 mil pessoas, entre crianças, adultos e integrantes do desfile, estiveram presentes na avenida Milton Campos.

DSC00661.jpgA primeira dama, Darli Francisca Barroso, representou o prefeito na ocasião. Entre as autoridades, marcaram presença a secretária municipal de Educação, Graça Guimarães, a secretária municipal de Administração e RH, Anne Macedo, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Adriano Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Guanhães, Dermeval de Pinho Tavares Neto, além de autoridades civis e militares.

O Tiro de Guerra 04-012 abriu o desfile, e, em seguida, o presidente da Câmara Municipal, Demerval de Pinto Tavares Neto, juntamente com o segundo tenente delegado do Serviço Militar, Ronald Freitas de Oliveira, e o Tenente Coronel da Polícia Militar, Geraldo Esteves da Silva, foram convidados a fazerem o hasteamento das bandeiras com a execução do hino nacional brasileiro.

As comemorações deste ano foram organizadas pelas secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo, e reuniu, aproximadamente, dois mil participantes de 20 instituições, entre escolas, entidades e associações esportivas.

O desfile

Os roncos dos motores anunciavam que os trilheiros estavam abrindo o desfile, com dezenas de motos em comemoração à independência do Brasil. Na sequência, em uma emocionante demonstração de respeito e dedicação, a APAE festejou os 20 anos da instituição na cidade. Alunos, pais, voluntários e professores, juntos, homenagearam a APAE, que acolhe, com carinho, portadores de deficiência intelectual e múltipla em Guanhães. O grupo da 3ª idade, o Capítulo Demolay e o Lions Clube também desfilaram e prestaram sua homenagem à pátria. Em seguida, a fanfarra dos alunos da escola estadual Odilon Behrens levou entusiasmo ao público.

DSC00694DSC00738.jpgDSC00747.jpgDSC00754.jpgDSC00761.jpg

Outro destaque do desfile foi a participação do “Pelotão de Esportes”, iniciando o desfile com um show de manobras radicais, embaladas por ciclistas DSC00809_copy.jpge skatistas, que receberam os aplausos de todos. Na sequência, atletas de várias modalidades exibiram troféus e medalhas, em um grande estímulo à prática esportiva.

Abrindo o bloco de escolas municipais, foi a vez da escola Pio Nunes Coelho e, em seguida, a fanfarra Municipal se posicionou próximo ao palco para dar suporte musical às escolas municipais Dr. Inocente Soares Leão, Gustavo Coelho e a da Ponte Alta, que, em parceria com o Instituto Estadual de Floresta (IEF) e os “Amigos da escola”, fizeram uma representação de combate ao foco de incêndio nas florestas.

DSC00953.jpgDSC00975.jpgDSC00990.jpgDSC01018.jpgDSC01036.jpgDSC01046.jpgApós o desfile das escolas da rede municipal, participaram as escolas da rede estadual: a escola Senador Francisco Nunes Coelho, Altivo Coelho e Odilon Behrens, que exibiu um bolo gigante em comemoração aos seus 70 anos de educação na cidade. A escola estadual Fazenda São Sebastião finalizou o desfile, juntamente com a fanfarra da escola estadual Odilon Behrens.

DSC01111.jpgDSC01144.jpgDSC01204.jpgDSC01264.jpgDSC01265.jpgDSC01325.jpgA secretária municipal de Educação, Maria das Graças Fernandes Guimarães, considerou um dos melhores desfiles de 7 de setembro já realizados em Guanhães, definido pela tranqüilidade, segurança e organização. “As pessoas vieram aqui hoje e assistiram a um espetáculo bonito, sincero e emocionante”, ressaltou a secretária.

Também estavam no palanque a delegada Juliana Califf de Matos, o sargento do tiro de guerra, Renato Junger, a superintendente regional de ensino, Márcia Inês Godinho, os vereadores Sérgio Figueiredo, Demétrio Ayala, entre outros.

FOTOS: Patrícia Valente