Secretaria conquista oito computadores para alunos especiais

acomputDentro da proposta de educação inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação conseguiu, junto ao Ministério da Educação, computadores para alunos portadores de necessidades especiais. Os equipamentos foram instalados, esta semana, nas escolas Doutor Inocente Soares Leão, Gustavo Coelho, ambas da zona urbana, e em duas escolas da zona rural, a Luiz de Brito e a Américo de Pinho.

Cada escola recebeu dois computadores, dois estabilizadores, uma impressora, roteador ADSL com Wifi com sistema de segurança físico, teclados em braile, para atender à sala de recursos multifuncionais.

A secretária municipal de Educação, Emília de Pinho, destaca que essa conquista é inédita na rede municipal e representa um passo importante para ampliar as possibilidades do ensino para esse público especial. “Temos nessas escolas, alunos com autismo, deficiência visual e auditiva parciais, que terão mais oportunidades para interagir com as novas tecnologias”, observa Emília.

Para conseguir os oito computadores e demais equipamentos, as escolas cadastraram os alunos portadores de necessidades especiais no Censo Escolar, realizado no mês de março deste ano. Para que o aluno seja cadastrado, Emília ressalta que é preciso que os pais entreguem à escola um laudo médico com o CID – Código de Identificação da Doença.

Apesar da demanda de alunos com necessidades especiais ser pequena, a Secretária espera que mais escolas da rede municipal possam inscrever-se no Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais e receber esses equipamentos.               a compu2computador

A Secretaria de Educação também está adquirindo mesas apropriadas para instalar os computadores.