Educação implanta Sistema Aprende Brasil nas escolas municipais

apredebrasilPara melhorar cada vez mais a qualidade do ensino na rede municipal, a Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria de Educação, implantou o sistema Aprende Brasil. “Queremos atingir a excelência na educação infantil, trabalhar com livros didáticos de qualidade, profissionais sempre atualizados, para que as nossas crianças tenham uma educação do mesmo nível de escolas particulares”, ressalta a secretária Emília de Pinho.

A implantação do sistema ocorreu nesta segunda-feira, 09, no auditório da Escola Pio Nunes, onde educadores de toda a rede municipal participaram de uma capacitação intitulada “As linguagens infantis e os múltiplos caminhos da expressão”, ministrada pela professora Índia Nara Binotto. Além do livro didático, o Aprende Brasil tem disponível o Portal Aprende Brasil, onde os educadores participam de um programa de formação continuada. As escolas recebem, ainda, assessoria pedagógica.

Com o sistema, as crianças são estimuladas a observarem e a explorarem o ambiente e a utilizarem as diferentes linguagens, corporal, plástica, oral, escrita e musical. Os alunos são colocados em situações nas quais aprendem a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no processo de construção de significados.

“Temos de olhar as crianças com os olhos de quem quer ver. Como professores, temos que mediar o processo de construção do entendimento para que elas aprendam com prazer e sejam felizes, responsáveis, na infância e na vida adulta”, destacou Índia Nara.

FOTOS: LUCIANE GOEBEL/ASCOM

aprende01