Professores da rede municipal participam de Encontro

professores BHProfessores das escolas municipais Gustavo Coelho, Pio Nunes Coelho, Doutor Inocente Soares Leão e Luiz Leite (de Taquaral) participaram do I Encontro de Educadores, realizado no dia 27 de março, na sede do Sistema OCEMG -  Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Guanhães participa do Programa Cooperar, organizado pelo Sistema, desde 2012, com as turmas de 4º e 5º anos.

A cerimônia de abertura foi realizada por Ronaldo Scucato, presidente do Sistema OCEMG, que ressaltou a importância dos estudos. "A educação não deve ser prioridade, mas obrigação absoluta. Somente pela educação poderemos reverter o quadro atual deste país”, destacou.

Em seguida, a Orquestra de Sarzedo, formada por jovens de escolas carentes, realizou uma apresentação musical com clássicos de renomadas bandas como The Beatles e Coldplay, ganhando aplausos e elogios dos espectadores. Thaís Leite e Riza Mayr, coordenadoras do programa, foram as responsáveis por apresentar a fundamentação e o novo formato do projeto, respectivamente.

Na segunda parte do evento, Denilson Tourinho, educador e idealizador do projeto "O Poder da Palavra" ministrou a palestra sobre a aprendizagem significativa e seus desafios. Utilizando trechos de documentários, brincadeiras e música, o palestrante mostrou a importância da comunicação correta para o aprendizado. "Para nós, multiplicadores de conhecimento, a oralidade é de fundamental importância, porque é através dela que passamos nossos aprendizados", afirmou.

Ao final da apresentação, Tourinho pediu que cada um dos participantes resumisse o Encontro em uma palavra. União, conhecimento, energia, proatividade, aprendizado e semeadura foram algumas das definições dadas. O segundo encontro do ano será realizado em novembro, quando os participantes apresentarão os projetos desenvolvidos ao longo dos meses.