Merenda Escolar: Aprendizado com muita saúde

A merenda escolar tem sido uma das principais responsabilidades da Secretaria Municipal de Educação do município de Guanhães. Somente no mês de maio 2016, em média, 12 toneladasde produtos e alimentos foram distribuídas mensalmente na rede municipal de ensino. O governo federal, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação -FNDE, repassa os recursos financeiros ao município em conta única e específica do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, quegarante a transferência para subsidiar a alimentação escolar de todos os alunos da educação básica de escolas públicas e filantrópicas conveniadas.

No mês de maio, 2597 alunos da rede municipal de ensino se beneficiaram do programa. A oferta de uma alimentação saudável e adequada compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e hábitos alimentares saudáveis, conforme prevê o PNAE.

Segundo Lorena Andrade Moraleida Gomes, nutricionista da Secretaria de Educação, a alimentação deve ser incentivada e praticada desde a infância não somente nas escolas: “A alimentação escolar é baseada em cardápios balanceados contendo valores de referência de energia, macro e micronutrientes, seguindo as normas exigidas pelo PNAE . Nesta fase da vida das crianças é muito importante a presença de uma alimentação saudável, balanceada, diversificada e equilibrada, fornecendo todos componentes necessários para o desenvolvimento e manutenção do organismo”, frisou a nutricionista.

Já Valéria Aparecida Alves de Paula, diretora de departamento, o setor tem priorizado as principais normas estabelecidas pelo PNAE. “Temos salas climatizadas para o armazenamento dos produtos e seguimos rigorosamente a distribuição da merenda escolar tanto na área urbana quanto na zona rural", concluiu Valéria.

De acordo com Emília Aparecida de Pinho, Secretária Municipal de Educação, o município vem cumprindo as metas preestabelecidas pelo PNAE e se adequando para a manutenção e distribuição na rede escolar. "Além das escolas e creche municipal, o programa ainda se estende à "Creche Lar dos Pequeninos" e ao "Centro Municipal de Educação Infantil”- CMEI e APAE, entidades conveniadas", concluiu a secretária.

Comissão do Processo Licitatório durante o mês de maio

Vale ressaltar que todo o processo para aquisição e compras de produtos alimentícios e de limpeza, passam por rigoroso processo licitatório.

Confira mais fotos dos ambientes climatizados:https://www.facebook.com/prefeituraguanhaes/photos#