Rotina das crianças do CMEI garante uma Educação de qualidade

cmei recepcaoA rotina das 120 crianças de zero a três anos que freqüentam o CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil (a Creche do Bairro Santa Tereza) começa cedo. A partir das 6h30 elas recebem as boas-vindas da equipe de profissionais do Centro, despedem-se dos pais e iniciam uma série de atividades que são a extensão de sua casa, com muita atenção, carinho, amor e todo o cuidado que uma criança deve ter.

Para garantir a qualidade da educação e saúde dessas crianças, uma equipe qualificada foi escolhida pelo prefeito Ladinho. “Nossos profissionais são comprometidos com o trabalho que realizam e isso reflete positivamente na educação e no bem-estar das crianças”, destaca o gestor do CMEI, Alyson Nascimento. Segundo ele, toda criança precisa ter uma rotina, e o CMEI cumpre à risca os horários de cada atividade proposta.

O primeiro lanche do dia é servido às 7h30. No cardápio, leite com cacau em pó, acompanhado de pãozinho, bolo ou rosquinha. “Não usamos achocolatado em pó, pois ele diminui as vitaminas do leite”, explica a servente escolar Elizabeth Cristina, informação recebida em treinamento com nutricionista da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, as crianças recebem seis refeições diárias, todas com o acompanhamento da nutricionista da Secretaria.

cmei brincadeirasEm seguida, das 8h às 8h30, é o momento da higiene, seguido de 15 minutinhos para brincadeiras livres. Depois, novamente é hora de um lanchinho, com suco de frutas acompanhado de bolo, pão ou outro. Das 9h15 às 10h, as crianças participam de brincadeiras orientadas, ou seja, atividades pedagógicas apropriadas para cada faixa etária. Fantoches, cantinhos de histórias, músicas, pinturas, desenhos, recreação no parquinho, entre outras atividades, fazem parte do criativo repertório dos educadores.

É chegada a hora do almoço. Com cardápio balanceado, essa refeição é dividida em dois horários. O primeiro é das 10h05 às 10h25 e o segundo das 10h25 às 10h45. Arroz, feijão, um tipo de carne (picada em pedaços miudinhos ou desfiada) acompanhada de legume, verdura, e um tipo de fruta como sobremesa. Para o preparo dos alimentos, as cozinheiras não economizam amor, organização e, principalmente, higiene, que seguem um padrão de qualidade.

Após o almoço, é hora de escovar os dentes, o que é feito com a ajuda das funcionárias. Em seguida, às 11h30, as crianças dormem um soninho de uma hora, aproximadamente, participam de mais brincadeiras e, às 13h30, recebem mais um lanchinho com suco de frutas, seguido, novamente, do momento de higiene, brincadeira livre, outro lanche, brincadeiras orientadas, e um jantar às 15h40. Por fim, é hora da despedida, às 17 horas, quando vão para casa. Mais Informações: com o gestor do CMEI, Alyson Nascimento, e a pedagoga Elizângela Araújo.

cmei merenda3cmei merenda2cmei merenda1cmei frutas

Um cardápio balanceado foi elaborado pela nutricionista da Secretaria Municipal da Educação

cmei escovacaocmei soninho

Hora do soninho e escovação