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Regulamento do Campeonato Municipal 2013 - 1ª divisão

Regulamento do Campeonato Municipal 2013 - 1ª divisão

 

1        -  FORMA DE DISPUTA:                                                                                                                       

fase, classificatória, através de sorteio, serão formados 2 grupos com 5 equipes cada, (opção por cabeça de chave), o grupo jogará entre si, classificando 2 (duas) equipes melhores colocadas de cada grupo para a semifinal,     

Semifinal, eliminatória, jogarão: primeiro colocado do Grupo A     X     segundo colocado do Grupo B, primeiro colocado do Grupo B      X       segundo colocado do Grupo A.          

Final, as duas equipes vitoriosas da semifinal, farão a final em uma única partida, sem vantagem para nenhuma equipe,

Nas fases eliminatória e final as partidas terminando empatado, teremos cobranças de 5 penalidades para cada equipe, persistindo o empate, cobranças alternadas até termos um vencedor.  

  OBS.: no final da 1ª fase, a ultima equipe de cada grupo descerá para a 2ª divisão, onde disputará no próximo ano.

*Caso necessário, será usado o critério de desempate para decidir quem descerá / e quem classificará.

 * Critério de desempate.    

1º– SALDO DE GOLS  2º- GOLS PROL   3º - SORTEIO.

 2- As equipes deverão inscrever no máximo 20 atletas, todos deverão ter no mínimo 16 anos de idade completos, para participar da competição.  Entre os 20 atletas, poderão ser escritos 03 atletas que não tenham título desse município, esses atletas, deverão apresentar documento com foto e assinatura.

A documentação necessária para todos os atletas poderem participar das partidas, será o título de eleitor atual de Guanhães e identidade. Obs.: O atleta só poderá participar da partida, após ter entregado ou apresentar a sua documentação.   Não serão permitidos atletas ou dirigentes fazerem parte de duas equipes assim como não é permitido ter duas funções na mesma equipe, ou seja, (atleta e diretoria) sendo atleta, lhe tira o direito de responder como diretor ou comissão.    

Único- Será de responsabilidade das equipes caso venha inscrever atletas com títulos de eleitor de outro município. (ilegal).  Cabendo à secretaria a apuração e punição em casos de recursos.

13-   As partidas terão dois tempos de 45 minutos cada tempo com intervalos de 15 minutos. A partida só iniciará ou prosseguirá se estiverem em campo no mínimo 7 (sete) atletas para cada equipe em condições de jogo.  Com presença mínimo de 7 atletas para cada equipe, assinando a súmula, não acarretará em eliminação de equipe nem atletas.

14-   Mesmo com o jogo em andamento, atleta apto a jogar, que chegar atrasado, poderá participar da partida.     *As substituições, serão no máximo 06 atletas de cada equipe.

15      - O campeonato será disputado conforme a tabela. Caso o uniforme seja da mesma cor, a equipe que aparecer em segundo plano na tabela fará a troca de uniforme, cabe às equipes se informarem antes dos jogos. (Indiferente de quantas vezes a equipe apareça em 2º plano).

16      -SITUAÇÕES DE ATLETAS QUE ASSINAREM EM MAIS DE UMA LISTA DE INSCRIÇÃO.

(A) * O atleta assinou em mais de uma lista antes de entregar as fichas, as equipes definirão por conta própria a eliminá-lo de uma das listas, depois de eliminado de uma das listas, aí este atleta estará apto a disputar a competição.

 

(B) * Estando comprovado que duas equipes ou mais inscreveram o mesmo atleta e já tendo entregado as suas fichas, porém, ainda não tenha começado o campeonato, este atleta será eliminado desta competição e as equipes poderão inscrever outro atleta em seu lugar antes do início do torneio.

 

(C) * O atleta assinou em mais de uma lista e as equipes entregaram as fichas, caso a competição já tenha começado, o atleta será eliminado e as equipes não poderão inscrever outro atleta em seu lugar.

     

(D) * Caso o atleta esteja inscrito em mais de uma equipe e as equipes não tenham conhecimento deste fato e o mesmo vier a jogar, em seguida descobre-se que o atleta está inscrito em mais de uma equipe, está equipe não perderá os pontos, (caso tenha ganhado a (as) partidas), porém o atleta será eliminado de todas as competições municipais deste ano e do próximo ano.

 

Parágrafo único: Antes do início da competição, qualquer equipe poderá fazer mudanças em sua lista de inscrição, caso haja contusão de algum atleta, terá que apresentar à Secretaria de Esportes uma documentação idônea de um profissional competente, ou ainda que o atleta esteja em alguma situação citada no regulamento. Qualquer atleta poderá assinar a ficha de inscrição ou entregar algum documento pendente após a entrega da mesma, desde que já conste seu nome na ficha de inscrição.

    

7-DAS PUNIÇÕES:

 

*Cartão amarelo (advertência)-não será cumulativo.

*cartão vermelho (expulsão) - suspensão automática

*cartão vermelho seguido de citação em súmula pelo arbitro, o atleta poderá ser julgado pela comissão ou SEMEL, podendo ser punido de 2 a 7 jogos. 

Caso termine a competição antes da punição, será cumprida a sequência na próxima competição municipal de campo, em que o atleta esteja inscrito, caso não inscreva para nenhuma outra equipe, estará o atleta livre a partir do termino da próxima edição dessa mesma competição, em que ele foi expulso.

 Terão pontos perdidos as equipes que atuarem com atletas irregulares na partida.

**Único; Além da punição normal, cada atleta que tomar cartão terá que pagar com alimento não perecível, sendo cartão amarelo, 2 quilos de alimento, cartão vermelho 5 quilos de alimento. O atleta que não entregar o alimento em tempo estará em débito com o setor esportivo.  Esse alimento será doado às instituições como: APAE - Lar dos Pequeninos - Asilo e outros.

 

8- As equipes que não comparecerem para realização de um de seus jogos serão eliminadas junto com seus atletas das competições de campo, deste ano e do próximo ano. Os atletas que estiverem presentes e assinarem a súmula não serão punidos.   Em caso de não ter o mínimo de 7 atletas, a equipe não será eliminada, desde que um representante legal da equipe esteja presente com o uniforme em mãos, e assine a súmula.   

8.1- Das desistências, a equipe terá o direito de licenciar da competição da 1ª divisão, sabendo que só retornará no próximo ano na 2ª divisão.    A competição prosseguirá com as equipes restantes.

 

8.2 Das listas a (s) equipe (s) que não entregarem a lista de inscrição até a data definida terão multas revertidas em cestas básicas.    * até 24 horas após o horário marcado, 2 (duas) cestas básicas e assim a cada dia acrescentam-se 2 (duas) cestas básicas até o limite máximo de 4 dias, após o 4º dia dar se a eliminação da equipe nessa competição, esta equipe disputará a 2ª divisão do próximo ano. 

(lista de inscrição deverá ser entregue na SEMEL).     Obs.: Sabendo que atletas poderão assinar a lista após a entrega da mesma, (desde que o atleta já tenha seu nome inscrito na lista de inscrição de sua equipe), não esta sendo lesada nem uma equipe adversária.

9- Da anulação e punição; em caso de incidente que impeça o término de uma das partidas,             

o resultado só será mantido de acordo com o placar, caso tenha o total do tempo ultrapassado 2/3 da partida, sendo assim a partida será encerrada. Caso não tenha, este total de tempo de jogo, essa partida será reiniciada permanecendo o tempo e o placar, com os mesmos atletas disponíveis para aquela partida do incidente, cabendo à equipe a formação que lhe convier entre os atletas disponíveis naquele dia, sendo que, os atletas que não assinaram a súmula de jogo, assinarão no relatório do árbitro, essa partida será marcada pela organização, o dia e hora que lhe convier.  Obs.: Não será considerado incidente, a falta de números de atletas para essa partida. Abandono de campo por discordar da arbitragem em qualquer aspecto ou brigas entre jogadores e ou arbitragem, os pontos desta partida, indiferente do resultado irão para a equipe adversária. O placar desta partida será mantido caso seja favorável à equipe adversária, caso contrário será acrescentado 1 gol ou mais até que fique a diferença por um gol. Este gol (s) irá para o capitão da equipe desta partida. 

Único- A equipe que abandonar o campo de jogo será eliminada, também seus atletas eliminados não participando de nem uma das competições de campo deste e do próximo ano, exceto aquele (s) atleta que imediatamente contestar a decisão de sua equipe, e assinar no relatório do arbitro.   

 

10- Deverão permanecer no banco de reservas, somente os atletas e no máximo 4 membros da comissão. Estes terão seus nomes citados na ficha de inscrição, não podendo ser substituídos.

 

& único: É de obrigação à apresentação de atestado médico de todos os atletas. Como também, as equipes ficam responsáveis pelos seus atletas e frequentadores desta competição por qualquer ato ou eventualidade de qualquer natureza que ocorrer com o mesmo. A organização do campeonato não se responsabilizará por qualquer dano ao atleta.

 

11- Qualquer ato indisciplinar ou de qualquer natureza que não estejam previsto neste regulamento, serão analisados e julgados pela Secretaria de Esportes. Este regulamento poderá sofrer alterações, retificações e ratificações de qualquer natureza e tempo, durante a competição pelo departamento de esportes.

 

12- Só serão aceitos recursos das próprias equipes que por ventura estiverem envolvidas diretamente em algum acontecimento que couber recursos, será pago uma taxa de R$100,00 por recurso caso venha consumar o fato, será devolvido o valor. É DEVER de cada equipe policiar e delegar via recurso qualquer irregularidade de atletas do adversário. As equipes terão 48 horas para o fazerem por escrito, assinado e entregue na Secretaria de Esportes para serem julgados pela SEMEL ou pela comissão disciplinar.

Os julgamentos terão validade indiferente de quantos representantes da comissão estiverem presentes, é de obrigação da Secretaria de Esportes a convocação dos membros disciplinares informando-os sobre a data do julgamento.

 

13- O tempo de tolerância do início de cada partida será de 15 minutos valendo o horário da tabela para a

1ª partida (para a 2ª partida o tempo de tolerância começa assim que terminar a 1ª partida).

 

14- Premiações:

Troféu para: campeão / vice-campeão. / artilheiro / goleiro M. Vazado.  & Único, só entrará na disputa de G.M.V., as equipes semifinalistas e finalistas. Empate, nas disputas individuais, levará o prêmio o atleta mais velho.