Facebook
arte-clima-guanhaes

Secretário do Governo do Estado visita Guanhães para tratar de demandas da cidade

20160330 164939

Secretário Executivo do Vale do Rio Doce (ao centro) se apresenta e coloca-se à disposição como figura representativa do Governo de Minas Gerais

Ontem, dia 30, Guanhães recebeu a visita do Secretário Executivo do Fórum Regional Vale do Rio Doce, Fábio Brasileiro, para tratar de demandas do município de Guanhães ao governo do Estado de Minas Gerais. A iniciativa se relaciona com a recém integração da cidade ao Fórum da Mesorregião do Vale do Rio Doce.

Estiveram presentes o prefeito Geraldo Pereira (Ladinho), a Procuradora Geral do Município, secretários da prefeitura, alguns vereadores e representantes da educação e da saúde de Guanhães.

No início da reunião, o Secretário Fábio Brasileiro esclareceu sobre o objetivo de sua visita e apresentou o papel dos Fóruns Regionais, conceito "território de desenvolvimento" criado pela atual gestão do Governo de Minas Gerais. Brasileiro informou, também, aos presentes, que algumas demandas relacionadas à Guanhães já estão contempladas nos requerimentos colhidos na primeira etapa dos fóruns regionais do Vale do Rio Doce. As demandas, relacionadas ao hospital de Guanhães e à pavimentação da estrada de Dom Joaquim foram levantadas por outras cidades que já participavam da regional.

Durante o encontro, vereadores e representantes da educação, da saúde e da segurança pública relataram problemas vivenciados pelo município ao secretário. Um dos pontos discutidos foi o repasse da verba para o transporte escolar de alunos da rede estadual, que, atualmente, não é suficiente para atender a demanda do município.

Para o Prefeito Ladinho, a entrada de Guanhães à regional do Vale do Rio Doce é um alívio para a cidade, pois antes o município, que era ligado à Região Metropolitana de Belo Horizonte, sofria com a concorrência desleal de cidades com PIBs maiores. "Sem dúvida a inserção de Guanhães ao fórum do Vale do Rio Doce trará benefícios ao levantamento de demandas do município ao governo do Estado. Guanhães está agora integrada à sua verdadeira região de identidade, o que pode ajudar em uma melhor compreensão das nossas necessidades", comentou Ladinho.

Fóruns Regionais

Os chamados Fóruns Regionais, instituídos na atual gestão do governo de Minas, tratam-se de mecanismos para ouvir e debater com as lideranças políticas, sociais, empresariais e trabalhadores as prioridades regionais que irão orientar as ações do Estado.

Os municípios de Minas Gerais foram distribuídos em 17 “territórios de desenvolvimento”, onde estão sendo realizados os fóruns. As secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), estão conduzindo os debates com o apoio institucional de todos os demais órgãos da administração direta e indireta.

Com informações de Agência Minas

Leia mais...

Ladinho reúne-se com Comando do Exército

11717364 914242848642064 2270763339931900931 o

Fortalecimento do Tiro de Guerra do município de Guanhães foi o principal assunto em pauta durante reunião com o prefeito Ladinho, o comandante da 4º Região Militar do Exército de Belo Horizonte General Araújo e o Major Mello. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (23/07), na Prefeitura, com a participação também dos militares Wagner, Avíncola e Aluísio representando o Tiro de Guerra do município. 

O encontro fez parte do programa de visitas aos Tiros de Guerra em todo o estado desenvolvido pela 4º Região Militar, que é uma instituição do Exército encarregada de cuidar da gestão. São 32 tiros de guerra em Minas Gerais abrangendo 3 mil atiradores. Ladinho manifestou apoio do município ao Exército para reforçar suas atividades e ressaltou a importância da instituição em Guanhães. 

Em Guanhães o Tiro de Guerra tem previsão para 50 atiradores. "Vemos que está bem cuidado, a Prefeitura está nos apoiando bastante, porque a instituição Tiro de Guerra pertence à sociedade de Guanhães para cuidar dos nossos jovens. Tiro de Guerra é uma escola de cidadania, ensina ao jovem coisas boas, inclusive afastar de vícios como drogas", explica o General Araújo.

 

Prefeitura lança novo edital para venda do Caldeirão

postar complexo esportivoA administração municipal lançou novo edital para venda do Caldeirão. A licitação está marcada para o dia 04 de maio, às 9h, e o imóvel, que possui 12.800 metros quadrados, está avaliado em R$ 7 milhões. A iniciativa ousada, inovadora e visionária, obteve a aprovação de 10 dos 13 vereadores, em outubro de 2013, e está autorizada na Lei Nº 2.586.

Com a venda do Caldeirão, a administração segue uma linha empreendedora com o objetivo de oferecer novas e melhores opções de lazer à população, além de incentivar a prática esportiva, uma vez que o Caldeirão e o Ginásio Poliesportivo estão em condições inadequadas. A administração visa, também, promover o desenvolvimento no município, atraindo investimentos e gerando empregos e renda a um grande número de trabalhadores.

Dessa forma, os recursos arrecadados vão possibilitar a construção de um moderno complexo esportivo, que contará com quadra poliesportiva e piscina semiolímpica, um teatro para 350 pessoas. Nas dependências externas do ginásio serão construídas uma academia de ginástica e salas multiuso para atividades recreativas, escolinha de futebol, aulas de judô, jiu-jítsu e ginástica olímpica.

O projeto contempla, ainda, uma área de recreação com piscinas, pista de patinação, skate e BMX, uma parece de escalada com obstáculos, poço de salto à distância, playground, estacionamento e um mirante. Haverá também local para cursos profissionalizantes, biblioteca, restaurante e um Centro de Saúde. Anexo à área, será construído um estádio de futebol.

O projeto do Complexo Esportivo está previsto para ser construído na área onde funcionava o Campo do XV de Novembro. Outro detalhe é que outros locais serão providenciados para a prática esportiva e competições durante a execução do projeto.

Mais informações: 3421-1501, na Secretaria de Infraestrutura Urbana.

Decretado Ponto Facultativo no dia 02 de abril em Guanhães

ponto-facultativo-33911417803186O prefeito Ladinho decretou ponto facultativo em todas as repartições da Prefeitura de Guanhães na quinta-feira, dia 02, por ocasião do feriado de sexta-feira da Paixão de Cristo.

Com exceção da coleta de lixo que será feita normalmente por empresa terceirizada, exceto no domingo e na Sexta-feira SANTA, todos os setores da Prefeitura não terão expediente. As atividades normais serão retomadas na segunda-feira, dia 06.

Administração recebe gestor fazendário

DSC02190Prefeito Ladinho e secretário de governo, Lair Bueno, receberam, na tarde da última quinta-feira, 12, o chefe da Administração Fazendária - AF de Guanhães, James de Lima Almeida, acompanhado do gestor fazendário, Eustáquio Godinho Ferreira, para apresentarem o balanço da arrecadação do IPVA 2014 e conversarem sobre o convênio celebrado entre a AF e o município.

Feliz Natal e Próspero ano Novo!

CARTAO Natal