Facebook
arte-clima-guanhaes

Secretário do Governo do Estado visita Guanhães para tratar de demandas da cidade

20160330 164939

Secretário Executivo do Vale do Rio Doce (ao centro) se apresenta e coloca-se à disposição como figura representativa do Governo de Minas Gerais

Ontem, dia 30, Guanhães recebeu a visita do Secretário Executivo do Fórum Regional Vale do Rio Doce, Fábio Brasileiro, para tratar de demandas do município de Guanhães ao governo do Estado de Minas Gerais. A iniciativa se relaciona com a recém integração da cidade ao Fórum da Mesorregião do Vale do Rio Doce.

Estiveram presentes o prefeito Geraldo Pereira (Ladinho), a Procuradora Geral do Município, secretários da prefeitura, alguns vereadores e representantes da educação e da saúde de Guanhães.

No início da reunião, o Secretário Fábio Brasileiro esclareceu sobre o objetivo de sua visita e apresentou o papel dos Fóruns Regionais, conceito "território de desenvolvimento" criado pela atual gestão do Governo de Minas Gerais. Brasileiro informou, também, aos presentes, que algumas demandas relacionadas à Guanhães já estão contempladas nos requerimentos colhidos na primeira etapa dos fóruns regionais do Vale do Rio Doce. As demandas, relacionadas ao hospital de Guanhães e à pavimentação da estrada de Dom Joaquim foram levantadas por outras cidades que já participavam da regional.

Durante o encontro, vereadores e representantes da educação, da saúde e da segurança pública relataram problemas vivenciados pelo município ao secretário. Um dos pontos discutidos foi o repasse da verba para o transporte escolar de alunos da rede estadual, que, atualmente, não é suficiente para atender a demanda do município.

Para o Prefeito Ladinho, a entrada de Guanhães à regional do Vale do Rio Doce é um alívio para a cidade, pois antes o município, que era ligado à Região Metropolitana de Belo Horizonte, sofria com a concorrência desleal de cidades com PIBs maiores. "Sem dúvida a inserção de Guanhães ao fórum do Vale do Rio Doce trará benefícios ao levantamento de demandas do município ao governo do Estado. Guanhães está agora integrada à sua verdadeira região de identidade, o que pode ajudar em uma melhor compreensão das nossas necessidades", comentou Ladinho.

Fóruns Regionais

Os chamados Fóruns Regionais, instituídos na atual gestão do governo de Minas, tratam-se de mecanismos para ouvir e debater com as lideranças políticas, sociais, empresariais e trabalhadores as prioridades regionais que irão orientar as ações do Estado.

Os municípios de Minas Gerais foram distribuídos em 17 “territórios de desenvolvimento”, onde estão sendo realizados os fóruns. As secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), estão conduzindo os debates com o apoio institucional de todos os demais órgãos da administração direta e indireta.

Com informações de Agência Minas