Defesa Civil percorre locais atingidos pela chuva

altivo muro4A constante chuva que caiu na noite de ontem e madrugada desta quarta-feira, dia 30, provocou alguns estragos em vários pontos de Guanhães. Várias providências, como retirada de lama acumulada em ruas e barrancos desmoronados, já estão sendo tomadas pela Prefeitura Municipal. A Defesa Civil também esteve presente nos pontos mais preocupantes, orientando e se colocando à disposição para auxiliar no que for possível.

Infelizmente, não encontramos uma estrutura física e de pessoal na Defesa Civil, por isso estamos estruturando o Departamento para que possamos atender essas demandas com mais agilidade e eficiência”, informou a secretária de Governo, Anne Macedo, destacando que, para isso, serão necessárias medidas preventivas, visando amenizar os riscos à população.

Um dos locais visitados na manhã desta quarta-feira foi a Escola Estadual Altivo Coelho, onde houve o desabamento de parte do muro na divisa com a casa da moradora Conceição Pena. Segundo o engenheiro da SRE-Guanhães, Máspoli Wesley, a água da chuva acumulou no canto do terreno, forçando o muro, que veio a desabar, por falta de mais pontos de escoamentos.

O chefe da Defesa Civil, Sebastião Magalhães de Sena, em conversa com a diretora da Escola, Benícia das Neves Mourão Silva, destacou que a Prefeitura está pronta para ajudar no que for possível. “Como a solução definitiva depende do Governo do Estado, por se tratar de uma Escola Estadual, a Prefeitura está avaliando o que precisa ser feito para tomar as medidas necessárias”, informou o chefe da Defesa Civil.

Todo o entulho do muro que caiu no passeio e na escadaria da casa da moradora está sendo retirado pela Prefeitura, que também acionou o engenheiro e a Polícia Militar, para verificar se mais algum outro ponto oferece risco à segurança das pessoas que circulam nas imediações. Outra providência está sendo tomada pela Polícia Militar, que fará o isolamento da área, a fim de evitar futuros acidentes.

altivo muro1altivo muro2

( Da esq. p Dir.): A diretora da E.E. Altivo Coelho, Benícia Silva, o diretor financeiro da SRE-Guanhães, Àlvaro Cardoso, a secretária municipal de Governo, Anne Macedo, o chefe da Defesa Civil, Sebastião de Sena, e o engenheiro Máspoli Wesley Cardoso durante vistoria da queda do muro da escola, ocasionada pela chuva.

altivo muro3altivo muro5

O muro desabou na divisa do terreno da Escola Altivo Coelho com a csa da moradora Conceição Pena. Uma equipe da Prefeitura de Guanhães trabalha para remover os entulhos do passeio e da escadaria da casa. A área também será isolada para evitar acidentes.

alcindo

Na entrada da Rua Alcindo Pereira, a Prefeitura já providenciou a retirada de grande quantidade de lama que desceu de barrancos nas proximidades

Fotos: Luciane Goebel