De olho na saúde: mais de 200 pessoas participam de passeio do NASF

a nasf9Para cuidar da saúde não tem hora nem idade. Manoel Barbosa Pinto tem 104 anos e não perdeu o passeio que a equipe do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, preparou na manhã desta quarta-feira, 23, na AABB. Assim como Seu Manoel, mais de 200 pessoas de 11 grupos de atividades físicas participaram do encontro, que teve como objetivos promover a prevenção de doenças por meio da prática de exercícios e melhorar a integração social dos participantes do núcleo.

a nasf11Quem também está cuidando da saúde é Stefani Drummond das Neves, de apenas 5 anos. Há um mês ela acompanha a avó Maria Regina Drummond, 69, nas atividades do grupo de exercícios físicos do NASF, três vezes por semana. “Ela é minha companheira, me incentiva a não faltar”, conta a avó, observando que depois que passou a frequentar o grupo já melhorou das dores nas pernas e está mais animada.

Dona Laura Bretãs Miranda, 45, entrou para o grupo de exercícios há cinco anos para controlar o peso e hoje só tem a comemorar. “É muito bom, a gente distrai, faz amizades e cuida da saúde”, destaca. A colega Maria Aparecida Pinto da Silva, 61, conta que antes de participar do grupo do NASF, sentia muito cansaço, dores nas pernas e na coluna. “Melhorei muito e o dia que eu não participo sinto muita falta”, conta.

Programação do passeio

a nasf19Quem se inscreveu para o passeio acordou cedo. Por volta das 6h30, os participantes se reuniram na Praça Getúlio Vargas, fizeram alongamentos e saíram em caminhada até a AABB, onde tomaram café-da-manhã. Em seguida, fizeram mais exercícios e hidroginástica. E, ainda, participaram de brincadeiras e sorteio de brindes. O passeio terminou com mais alongamentos e um lanche.

Conheça o NASF

O NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família é composto pelos educadores físicos Marcela Penna (coordenadora), Patrícia Moreira e Sairu Maravilha, a fisioterapeuta Kelly Thais Gomes e a fonoaudióloga Gisele Oliveira. Atualmente, cerca de 300 pessoas participam dos grupos de atividades físicas em vários bairros da cidade e zona rural. Também são realizados atendimentos domiciliares de Fisioterapia, diariamente, para 25 pacientes por mês. Na área da Fonoaudiologia, cerca de 120 atendimentos ao mês são realizados às segundas, terças e quintas, no Centro de Saúde, e outros 64 em domicílios, às quartas e sextas-feiras.

Agradecimentos

a nasf7a nasf8A equipe do NASF agradece aos seguintes patrocinadores que colaboraram para o sucesso do evento: Total Esportes, GH-Net, Roana Oi, Guatel, Marechal Cred BMG, Xikus Palace Hotel, Eletrotécnica Primus, Loja São Miguel, Auto Escola Piloto. Bar, Hotel e Restaurante do Joãozinho, Jóias Diamantina, Padaria Pão Gostoso, Laboratório Araújo Barbosa, Vila Décor, Padaria Brasil, pet Shop Mundo Animal, Shock materiais Elétricos, Supermercado Opa, O Boticário e Depósito Dois Amigos. E, ainda: Floricultura Karícia, Cacau Show, Supermercado Boa Sorte, Park Veículos, Topa Tudo 2 Irmãos, Distribuidora Guarani e agradecimento em especial à Josilene, diretora do Clube AABB.