Combate à dengue: “Essa luta é de todos nós”

a ginanca4a dengue1No Dia D de Combate à dengue, realizado na manhã do último dia 14, na Praça JK, o secretário municipal de Saúde, Dezinho Ventura, destacou que a responsabilidade de combater a dengue não é apenas do poder público, mas de toda a sociedade. “Essa luta é de todos nós. Por isso, peço a colaboração de cada um para acabarmos de vez com o mosquito Aedes Aegypti”, reforçou Dezinho.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Neusa Aparecida, explicou que uma das novidades da campanha de combate à dengue deste ano, foi a implantação de cores para identificar a presença de focos ou não nos bairros da cidade. Vermelha (alerta máximo, com focos), amarela (atenção), e verde (livre de focos). “Fiquem atentos às cores e redobrem os cuidados para que o seu bairro não tenha focos do mosquito”, alertou.

a macote2a alunaa mascoteO Dia D foi uma das ações preparadas pela Secretaria de Saúde para mobilizar a sociedade e escolas. Na programação foi anunciado o vencedor da mascote da dengue: a aluna Railane Gomes Duarte, de 10 anos, da Escola Estadual Padre Café foi a grande vencedora e recebeu um tablet como prêmio.

Também foi realizada uma Gincana entre escolas. Uma das provas foi a arrecadação de garrafas PET. A vencedora foi a Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão que arrecadou 2.134 garrafas. No total foram arrecadadas 5.729 garrafas entre as escolas participantes. Todas as garrafas foram doadas à Associação de Catadores de Material Reciclável.

Em seguida, foram realizadas as provas “Repórter por um dia”, entrevista a uma pessoa que já teve dengue, apresentação cultural (como paródia e poema com o tema Dengue), e a revelação do resultado da prova surpresa, onde um agente de saúde visitou as escolas participantes e avaliou a existência de focos do mosquito transmissor.

a vencedorasO resultado da gincana ficou assim:

1º lugar: Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão

2º lugar: Escola Estadual Fazenda São Sebastião