Saúde divulga bairros com focos de dengue

dengueA Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e do Setor de Endemias, divulgou nesta segunda-feira, dia 02, um relatório parcial sobre quadro da dengue no município. Nos bairros Alvorada e Pito, centro de Guanhães e no distrito de Sapucaia foram encontrados focos positivos do mosquito Aedes Aegypti. Já no Bairro Amazonas houve uma notificação da doença.

Todos esses locais estão em alerta e a população deverá redobrar os cuidados com limpeza e eliminação de focos. Segundo informações da Saúde, a próxima estratégia da campanha de conscientização da população será a identificação dos bairros com bandeiras nas cores verde (parabéns), amarela (cuidado) e vermelha (alerta máximo).

Outra ação que já está sendo realizada é a notificação a moradores onde os focos foram encontrados. Até o momento, foram emitidas 20 notificações em toda a cidade. Quem não atender à recomendação de eliminar os focos do mosquito será multado, conforme prevê o Código de Posturas Municipal. A multa varia de 10% a 50% de um salário mínimo.

Classificação dos bairros de acordo com as cores:

Amarelo: Alvorada, Centro, Pito e Distrito de Sapucaia (focos positivos do mosquito, ou seja, presença de situações que favorecem a proliferação do mosquito, como objetos que acumulem água, entulhos, ralos, caixas d’água destampadas, lotes sujos, entre outros).

Vermelho: Bairro Amazonas (Alerta máximo, um caso suspeito)

Verde: demais bairros (nenhum foco encontrado até o momento).