Facebook
arte-clima-guanhaes

Secretário assina convênio que beneficia índios do Candonga

indios3O secretário municipal de saúde, Dezinho Ventura, assinou um convênio, na tarde desta quinta-feira, dia 06, com o cacique Patxohã, representante dos 21 indígenas Pataxós residentes na aldeia Candonga. O convênio, no valor de R$ 16.550,00, é referente ao projeto Resgate da Medicina Tradicional Indígena e contempla kits com materiais esportivos, conteúdo para palestras, materiais de higienização, vestuário e artesanato. Além dos kits, o convênio vai destinar recurso mensal de R$ 550,00 para o cacique durante um ano.

O convênio também prevê a entrega de um kit artesanal, contendo agulhas, linhas, fitas coloridas, entre outros materiais, um kit palestra, que contempla a realização de palestras educativas e materiais de apoio para a realização dessas palestras. Os indígenas também vão receber insumos, sementes e ferramentas para apoio à horta da aldeia.

indios2Durante a entrega dos kits, o secretário de saúde, Dezinho Ventura, destacou que se trata de um investimento que está sendo feito pela qualidade de vida e saúde dos indígenas. Dezinho disse, ainda, que a Secretaria também já assinou outro convênio para adquirir um veículo e uma moto com uma carrocinha acoplada para transportar sementes e matérias e uma “motolância” para atendimentos da saúde que possam ser feitos na moto.

Para o cacique Patxohã, essa é a indiosprimeira de muitas conquistas que ele e a sua comunidade esperam alcançar.

 

Fotos: Luciane Goebel