Facebook
arte-clima-guanhaes

Guanhães vacina 939 meninas contra o HPV

hpv2Até o momento, 939 meninas com idade de 11 a 13 anos completos foram vacinadas em Guanhães contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). A meta do município é vacinar 995. Faltam, portanto, apenas 56 meninas para serem vacinadas. De acordo com a coordenadora de Endemias, Neusa Mendes, a adesão das escolas guanhanenses foi muito boa, apenas o Colégio Vygotsky Positivo não aderiu à vacinação em sua Escola.

“Encerramos os trabalhos nas escolas e a partir desta segunda-feira, dia 24, as vacinas estarão disponíveis nas Unidades de saúde para as meninas que não receberam nas escolas e para as meninas que completarem 11 anos a partir de agora”, ressaltou a coordenadora, observando que a segunda dose da vacina estará disponível em setembro nos PSFs. “A proteção somente ficará garantida com a aplicação das três doses”, avisa Neusa.

Até o final do ano, continuarão a ser vacinadas as meninas de 11anos a 13 anos nas unidades de saúde. Em 2015, serão vacinadas  meninas com 9 a 11 anos. Já a partir de 2016 serão vacinadas a meninas de 9 anos de idade.

O papiloma vírus humano é o principal causador do câncer de colo de útero. A doença tem a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.