Facebook
arte-clima-guanhaes

Saúde inicia campanha contra a gripe no dia 22

gripeTem início na próxima terça-feira, dia 22, a campanha de vacinação contra três tipos de gripe. A imunização segue até o dia 9 de maio com o Dia Nacional de Mobilização ocorrendo no sábado, dia 26/04, quando todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 16h. Em Guanhães a meta é vacinar mais de 7.500 pessoas.

Para este ano, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Neusa Mendes, a campanha tem uma novidade: crianças de seis meses até quatro anos serão vacinadas. “Nós vamos priorizar crianças, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde e idosos,” explicou a coordenadora.

Nos grupos específicos que receberão a imunização contra “Influenza” também estão gestantes, puérperas; trabalhadores de Saúde; pessoas com 60 anos ou mais; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde).

Neusa também lembra que se mantém a necessidade de prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. “Pessoas com doenças crônicas precisam apresentar receita médica e serão vacinadas de acordo com a demanda e problema de saúde, respeitando o grupo prioritário”.

Ainda vão ser vacinados todos os indígenas a partir dos seis meses de vida, pessoas privadas de liberdade e profissionais da unidade prisional. Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o número exato deste grupo não pode ser precisado, pois a quantidade vem da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e Justiça, respectivamente.

Meta vacinação contra influenza em Guanhães

  • Crianças de 6 meses a menores de 2 anos: 692
  • Crianças de 2 a 4 anos: 1.239
  • Trabalhadores da saúde: 430
  • Gestantes: 346
  • Puérperas: 57
  • Idosos: 3.685
  • Crônicos: 1066