Facebook
arte-clima-guanhaes

Prefeitura lança campanha de prevenção do câncer de mama

Cartaz - Prevenção Câncer de mama 1A prefeitura de Guanhães, por meio da secretaria municipal de Saúde, lançou nesta quarta-feira, 21, no “Programa da Nossa Gente” (programa de rádio da prefeitura de Guanhães), uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. Com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guanhães - ACIG, e o tema “Não deixe sua vida pela metade. Prevenção, esse é o caminho”, várias ações serão realizadas para alertar e lembrar as mulheres da importância do auto-exame.

           

Programação

Neste sábado, 24, a caminhada “Mulheres de Fibra” abrirá a campanha. A concentração será na praça JK, a partir das 7 horas, onde haverá aferição de pressão, glicemia capilar, alongamento,  informações nutricionais, entre outras ações relacionadas ao tema. Quem quiser participar deve comparecer à praça, no horário previsto, vestindo roupa e/ou acessórios rosa, ou ainda blusa branca. Para concorrer a brindes e camisas da campanha, é só fazer uma inscrição no PSF mais próximo ou na sede da secretaria de Saúde. 

Na segunda-feira, 26, um mutirão de exame clínico, feito por médicos, está programado, das 7 às 17 horas, na Casa de Cultura, para mulheres de todas as faixas etárias. É a primeira vez que Guanhães realiza uma ação como essa, uma vez que outros exames já foram feitos, porém, com enfermeiros.

            Além da caminhada e do mutirão, outra ação que merece destaque é o apoio do comércio local, através da ACIG, que abraçou a campanha e está decorando as lojas de rosa para alertarem seus clientes sobre a doença. Para abrilhantar a ação dos empresários, a prefeitura trocou as lâmpadas da rua Odilon Behrens, que ficará rosa, a partir da noite de quinta-feira, como forma de sensibilizar as pessoas que passarem por lá.

Prefeitura contrata mastologista

Preocupada com o número crescente de casos de Câncer de Mama em Guanhães, a prefeitura contratou um médico mastologista (especialista que previne, diagnostica e trata as doenças damama), que atenderá no hospital a partir do dia 30 de maio. Os agendamentos serão feitos pela secretaria de Saúde, priorizando a fila de espera e todas as urgências de atendimento.

Até então, os atendimentos dessa especialidade eram agendados através do Atendimento Fora de Domicílio (TFD), em Itabira e Belo Horizonte, disputando vagas com dezenas de cidades. Com essa conquista, a prefeitura de Guanhães vai diminuir o sofrimento pela espera e agilizar o diagnóstico, aumentando, assim, as chances de tratamento e cura. Mais informações pelo telefone 3421-1373.

Sobre o câncer de mama

No Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estados avançados. O câncer de mama é relativamente raro antes dos trinta e cinco anos, acima desta faixa etária a incidência cresce. Estatísticas dos serviços mundiais de saúde indicam aumento do número, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Mas, o mais importante é todos saberem que, se for constatada e tratada de forma correta, é possível se curar da doença.