Facebook
arte-clima-guanhaes

Campanha da Saúde reúne centenas de pessoas em combate ao câncer de mama

Cerca de trezentas pessoas, entre homens e mulheres de todas as idades, estiveram presentes na praça JK, na manhã do último sábado, 24, antes de percorrerem as ruas do centro da cidade na caminhada “Mulheres de Fibra”. Na concentração, a equipe da secretaria municipal de Saúde aferiu pressão, realizou exames de glicemia capilar e deu orientações aos participantes sobre o câncer de mama.

estaNa abertura, o prefeito Ladinho, acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social, Darly Barroso, falou da importância de se cuidar. “Estamos aqui para chamar a atenção de todos. Eu tive câncer (de pulmão) e sei como é difícil, principalmente quando recebemos a notícia. Prevenir é o melhor remédio”, disse o prefeito. Já o secretário municipal de Saúde, Dezinho Ventura, anunciou a contratação de um mastologista (especialista que previne, diagnostica e trata as doenças damama) pelo município. “Contratamos esse especialista, que vai atender a partir do dia 30, pois achamos importante que essa campanha não pare por aqui, é preciso darmos prioridade ao combate do câncer de mama em Guanhães”, destacou o secretário.

Por volta das 9 horas, a caminhada iniciou na rua Odilon Behrens, que estava completamente enfeitada com a cor rosa nas calçadas e vitrines das lojas, resultado da grande mobilização feita pela Associação Comercial Agropecuária e Industrial de Guanhães – ACIG, apoiadora oficial da campanha.

Várias autoridades caminharam ao lado do prefeito Ladinho e do secretário de saúde, Dezinho Ventura, como o presidente da Câmara Municipal, Nivaldo dos Santos, o vereador Lucimar Ferreira Pinto, o gerente regional da Emater, Geraldo Agostinho, a delegada da polícia civil, Alexandra Gonçalves Oliveira, a diretora da ACIG, Beth Macedo, o presidente da OAB, Geraldo Temponi Godinho, além dos secretários de Cultura e Turismo, Adriano Oliveira, de Esporte e Lazer, Gilmar Padilha, Infraestrutura Urbana, Paulo Roberto Amaral e Transporte e Trânsito, Dermeval de Pinho Tavares, entre servidores da saúde e população em geral.

Mutirão de exame clínico supera expectativas

Nessa segunda, 26, foi dia de mutirão de exame clínico. Cerca de 300 mulheres compareceram à Casa de Cultura para fazerem o exame com quatro médicos que foram disponibilizados pela secretaria municipal de Saúde. “Eu participei da caminhada e hoje estou aqui. O atendimento foi muito rápido, superou minhas expectativas e já estou com o pedido de exame”, comemorou Dircéia Godinho, de 65 anos.

Com o tema “Não deixe sua vida pela metade. Prevenção, esse é o caminho”, a campanha deu início na semana passada e, tão logo foi lançada, já recebeu o apoio da população. A moradora do bairro Village, Maria Aparecida da Silva, aprovou a iniciativa da administração. "Este tipo de evento é muito importante, vou participar sempre que tiver", prometeu Maria Aparecida.

(Mais fotos)