Secretário faz balanço da Saúde durante entrega de kits para gestantes

a kit3

“Tivemos um grande avanço na saúde em Guanhães”, avaliou o secretário Dezinho no “Chá de Bebê”, realizado na sexta-feira, dia 27, no salão do CRAS, para 93 gestantes inscritas no programa “Mães de Minas”. Todas receberam kits com bolsa, roupinhas e cobertor. No evento, o prefeito Ladinho foi representado pela secretária de assistência social, Darli Barroso Pereira. Também participaram o presidente da Câmara, Nivaldo dos Santos, o Cabo Ramos, do Conselho Municipal de Saúde, e funcionários da Saúde.

Em sua mensagem, Dezinho reforçou para as gestantes a necessidade do pré-natal e fez um rápido balanço sobre a saúde no município. Segundo o secretário, em 2013, 1300 pessoas saíram da fila de cirurgias. A estimativa é de que , neste ano, esse número chegue a 1800. E, ainda, dos 600 partos realizados no ano passado, no HIC, 100% dos bebês e mães estão vivos. Outro dado significativo é que 70% dos partos realizados, em 2013, foram normais e apenas 30% cesarianas.

Dezinho falou, também, das melhorias conquistadas pela atual administração, como a aquisição de microônibus com ar condicionado e televisor para  o transporte de pacientes. E, ainda, a casa de apoio na capital. Ele destacou também que, de 2013 até o momento, foram adquiridos 15 veículos, sendo que sete já foram entregues.

A administração também está construindo uma sede nova para o PSF Agroder, abriu um PSF para atender usuários das imediações do bairro Santa Tereza e um PSF no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Outra melhoria foi a mudança da secretaria de saúde para um prédio com acessibilidade.

Fotos: Luciane Goebel

a kit7