Prefeitura realiza exames de vista nas escolas

olhar3Nesta segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde deu início ao programa “Olhar Brasil”, em Guanhães. Profissionais da saúde estão nas Escolas Estaduais Odilon Behrens e Altivo Coelho, realizando o teste de acuidade visual, ou seja, uma avaliação que detecta deficiências visuais.

“Todos os alunos das escolas visitadas farão o teste. Os que não passarem vão receber uma consulta gratuita com um oftalmologista. Caso o estudante precise de cirurgia ou de óculos, ele também será beneficiado”, explica o coordenador de PSFs, Flávio Calvete. Outra escola visitada será a Altivo Coelho, na terça, quarta e quinta-feira.  O programa será levado, em seguida, às escolas municipais, em datas a serem divulgadas.

De acordo com informações do site do Ministério de Desenvolvimento Social, o projeto propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano), em alfabetizandos cadastrados no programa “Brasil Alfabetizado”, participantes do programa “Mulheres Mil” e na população com idade igual ou acima de 60 anos.

A implementação desse projeto visa reduzir as taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida destes cidadãos.

MAIS INFORMAÇÕES: 3421-2847, na Secretaria Municipal de Saúde.

olharbrasil