Saúde é elogiada em reunião da Câmara

site 2Durante reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Guanhães, na noite desta segunda-feira, 18, o secretário municipal de Saúde, Dezinho Ventura, apresentou algumas ações da secretaria aos vereadores, que puderam tirar dúvidas sobre a prestação do serviço no município.

O secretário foi questionado, entre outros assuntos, sobre a falta de medicamento na farmácia central. “A farmácia funciona da seguinte forma: o município contribui com 25%, o Governo Federal com 25% e, com 50%, o Estado, que é quem faz a compra dos medicamentos. Nós estamos repassando a verba religiosamente, mas, infelizmente, acontece de o Estado atrasar a entrega”, esclareceu o secretário.

Ainda durante a reunião, Dezinho foi perguntado sobre o repasse à ONG que irá cuidar dos cães abandonados em Guanhães. “Para que a secretaria [de Saúde] transfira essa verba, os membros precisam fazer um projeto, uma planilha e uma explicação de como o dinheiro será gasto. A secretaria está aguardando os documentos”, concluiu Ventura.

A Gestão dos Prestadores (recursos saem direto do município para o HIC), conquistada por Guanhães, foi uma das ações citadas aos vereadores. “Diversos municípios tentaram isso este ano e Guanhães saiu à frente”, destacou Dezinho. Além disso, o secretário falou aos presentes sobre a aquisição de novos equipamentos para o HIC e de 17 veículos para atender a saúde no município. Ao fim da reunião, os vereadores elogiaram os trabalhos da secretaria.