Outubro Rosa: Saúde realiza novo mutirão de exames de mamas

outubro rosa2012Nos dias 30 e 31 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a 2ª etapa do exame clínico das mamas. A programação faz parte do movimento Outubro Rosa, realizado em todo o mundo para combater o câncer de mama. Os exames serão realizados em uma sala da Casa da Cultura, por quatro médicas do município.

Podem participar mulheres fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (40 a 69 anos), ou seja, menores de 40 e maiores de 69 anos. “Isso porque as mulheres da faixa etária de 40 a 69 anos já têm direito de fazer o exame de mamografia sem prescrição médica”, observa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Neusa Mendes.

A 1ª etapa do mutirão de exames clínicos para detectar o câncer de mama foi realizada em maio deste ano e foram atendidas 296 imagesmulheres de diferentes faixas etárias. Ao todo, foram solicitados 128 exames, entre Ultrassom das mamas, mamografia e exames laboratoriais.

Neusa acrescenta que, após este mutirão, a Secretaria de Saúde contratou um profissional mastologista que está atendendo no Hospital Regional, realizando exames como Ultrasson das mamas, coleta de biópsias e consulta especializada de mulheres com alterações. Desde então, foram realizados 206 ultrassons das mamas e 163 consultas especializadas.

Mais informações: 3421-2847