Facebook
arte-clima-guanhaes

Vacinação contra pólio e sarampo começa no dia 8

campanha guanhaesA partir do sábado, dia 8, começa a  Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. As unidades de saúde da cidade, Correntinho e Sapucaia ficarão abertas das 8h às 17h para vacinar crianças com idades entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. Nas unidades de saúde de Farias e Taquaral as equipes estarão vacinando das 7h às 16h. O dia D está marcado para o dia 22/11. A meta da campanha é vacinar 95% (1900) das crianças do município.

Estarão disponíveis, além das vacinas contra poliomielite e sarampo, as vacinas do calendário vacinal. “A medida visa imunizar as crianças e colocar a cartão de vacinação em dia”, explicou a coordenadora de PSFs de Guanhães, Kelly Monteiro.

Sobre as doenças

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. A paralisia dos membros inferiores acontece quando o vírus atinge o cérebro atacando os neurônios motores. Se o vírus chegar às células nervosas que controlam a musculatura envolvida no sistema respiratório e de deglutição, a doença pode ser fatal. Em junho deste ano, o vírus foi encontrado em amostras recolhidas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mas não houve casos de contaminação humana.  A doença está erradicada do Brasil desde 1988.

O sarampo é provocado pelo Morbili vírus, que pode ser transmitido por secreções produzidas nas vias respiratórias, eliminadas pela tosse e espirro. Os principais sintomas das doenças são  manchas avermelhadas pela pele, além de febre, tosse, conjuntivite, moleza, coriza, falta de apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.

Mais informações: 3421-2847